Nasa alerta sobre tempestade solar que atingirá a Terra nos próximos dias
05 de fevereiro de 2026
Os satélites da Nasa registraram pelo menos cinco poderosas explosões de energia no Sol, conhecidas como erupções solares, nos últimos três dias.
A agência americana alertou que materiais resultantes dessas liberações devem atingir a Terra ainda nesta semana.
As erupções solares observadas nos últimos dias foram classificadas com diferentes graus de intensidade e força: o primeiro clarão foi de X1.0; o segundo de X8.1; o terceiro de X2.8; o quarto clarão de X1.6; enquanto a quinta foi classificada como uma erupção de X1.5.
A classe X indica os clarões mais intensos, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.
O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, que monitora as atividades no Sol constantemente, capturou imagens dos eventos.

Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), a explosão X8.1, a mais forte entre as registradas, provocou a ejeção de material solar, que atingirá a Terra entre os dias 5 e 6 de fevereiro, esta quinta e sexta-feira.
A agência explicou que os efeitos no planeta devem ser de fraca intensidade e podem gerar auroras boreais. As explosões podem afetar as comunicações de rádio, as redes elétricas, os sinais de navegação e representar riscos para espaçonaves e astronautas, segundo o comunicado.
Fonte: Gazeta do Povo