Seara da Canção Gaúcha tem nova diretoria
23 de janeiro de 2026
A Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, entidade que promove a Seara da Canção Gaúcha, tem uma nova diretoria para 2026. Os nomes foram anunciados em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (23), véspera do aniversário de Carazinho, cidade onde ocorre o festival.
No lugar de Marlon Britto e Tales Albarello, presidente e vice em 2025, respectivamente, assumem os seareiros Alessandro Marques e Gustavo Weber. Britto também foi presidente em 2024, acompanhado por Odacir da Cruz na vice-presidência.
– Quero agradecer minha família, aos dois vice-presidentes que me acompanharam nesta jornada e a todos os seareiros. O festival acontece pela união de todos. Desejo muito sucesso ao Alessandro e ao Gustavo e que a Seara tenha grandes edições pela frente valorizando a cultura do nosso Rio Grande – pontua Britto.
Alessandro Marques integra a Associação Seara desde a retomada do festival em 2022. “Após o desafio da retomada, o festival está consolidado. E aqui faço uma reverência a todos que ajudaram nesse trabalho. Nosso objetivo é realizar uma edição que faça jus à grandeza da Seara e que valorize a cultura gaúcha, artistas, patrocinadores e a comunidade de Carazinho”, afirma o novo presidente.
Gustavo Weber foi o presidente na retomada do festival em 2022. Ele seguiu na presidência em 2023 e depois atuou na diretoria artística do evento nos dois anos seguintes. “A Seara é mais do que um evento, mas um sentimento que os Seareiros compartilham. A cada nova edição, se reforça o compromisso de tornar a Seara ainda mais forte e mais bela e, assim, elevar no carazinhense o orgulho pelo seu festival. É uma honra fazer parte desse grupo”, ressalta Weber.
A coletiva foi prestigiada pelo prefeito de Carazinho João Pedro Albuquerque de Azevedo. “A Seara é grande patrimônio da nossa cidade. É um festival renomado e esse grupo que está à frente da comissão organizadora tem conduzido o evento com primor. Com certeza teremos um festival grandioso em 2026”, destaca. A Prefeitura de Carazinho é a principal apoiadora do festival.
Igualmente importante para o evento são os patrocínios feitos por empresas privadas, especialmente as sediadas em Carazinho, as quais estiveram representadas na coletiva por dois grandes apoiadores, o Coqueiros Supermercados e a Seanet Telecom. Além de patrocinadores e parceiros em diversas ações que contribuem para a realização do evento, as duas marcas estão juntas com o festival ininterruptamente desde 2022.
Neste ano, a Seara da Canção Gaúcha chega à 25a edição, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro. Nos próximos meses serão divulgados mais detalhes do festival, como a programação, shows, regulamento e datas de inscrição e triagem das músicas concorrentes.