Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026

Sexta-feira
16 Janeiro 2026

Tempo agora

Tempo nublado 23
Tempo nublado 28°C | 19°C
Chuvas esparsas
Sáb 17/01 26°C | 18°C
Chuva
Dom 18/01 27°C | 17°C

Sala do Empreendedor de Carazinho supera 32 mil atendimentos em 2025 e alerta MEIs sobre prazos obrigatórios

Polícia

16 de janeiro de 2026

Sala do Empreendedor de Carazinho supera 32 mil atendimentos em 2025 e alerta MEIs sobre prazos obrigatórios
O período é considerado estratégico para a revisão de débitos, atualização cadastral e verificação de possíveis mudanças na legislação
Foto: Divulgação/Ascom Carazinho

A Sala do Empreendedor de Carazinho contabilizou, ao longo de 2025, um total de 32.795 atendimentos a microempreendedores individuais, os MEIs. Os dados consideram atendimentos presenciais e remotos realizados entre janeiro e dezembro do ano passado.

Com o início de um novo ano, a Sala do Empreendedor reforça o alerta para que os microempreendedores fiquem atentos aos prazos legais e às obrigações necessárias para manter a regularidade do negócio. O período é considerado estratégico para a revisão de débitos, atualização cadastral e verificação de possíveis mudanças na legislação.

A coordenadora da Sala do Empreendedor, Bruna Adam, que também é diretora de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento, destaca que a contribuição mensal do MEI sofreu alteração com o reajuste do salário mínimo.

Outro ponto de atenção é o Simples Nacional. Microempreendedores que foram excluídos do regime ou ultrapassaram o limite de faturamento anual de R$ 81 mil precisam solicitar a nova adesão até o dia 31 de janeiro. A orientação é que o MEI verifique a situação do CNPJ no site do Simples Nacional. Em caso de pendências junto à Receita Federal, os contribuintes notificados têm até o dia 31 de janeiro para quitar ou parcelar os débitos. O não cumprimento pode resultar em bloqueio na emissão de notas fiscais e perda de benefícios.

Também está aberto o prazo para a entrega da Declaração Anual de Faturamento do MEI, a DASN-SIMEI. O envio é obrigatório e deve ser feito até o dia 31 de maio, sem incidência de multa.

Entre os principais prazos reforçados pela coordenação da Sala do Empreendedor estão a regularização de débitos para evitar a exclusão do Simples Nacional a partir de 1º de janeiro de 2026, a opção ou retorno ao Simples Nacional ou Simei para o ano de 2026, cujo prazo encerra no último dia útil de janeiro, e a entrega da declaração anual de faturamento referente ao ano de 2025, com prazo até 31 de maio de 2026.

Bruna Adam ressalta que a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, oferece atendimento gratuito e orientação completa aos MEIs. Os serviços também podem ser acessados pelo site do Sebrae, aplicativo ou pelo telefone 0800 570 0800.

Em Carazinho, a Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, na Avenida Mauá, número 221, próximo ao Departamento de Trânsito.

O espaço disponibiliza uma ampla gama de serviços, como formalização e baixa de MEI, abertura de CNPJ, emissão de guias de pagamento, parcelamentos, declarações obrigatórias, emissão de notas fiscais, certidões negativas, consultas de licitações, análise de viabilidade na Junta Comercial do Rio Grande do Sul, entre outros atendimentos realizados de forma presencial, remota e também pelos canais digitais da prefeitura.

Por fim, a coordenadora destaca o impacto positivo do trabalho desenvolvido ao longo de 2025. Além do alto número de atendimentos, Carazinho registrou o maior saldo positivo de empregos formais dos últimos quatro anos, com mais de 371 vagas criadas, considerando a diferença entre admissões e desligamentos, conforme dados do Caged.