Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Quinta-feira
15 Janeiro 2026

Tempo agora

Tempo nublado 26
Tempo nublado 31°C | 19°C
Chuvas esparsas
Sex 16/01 29°C | 19°C
Tempo nublado
Sáb 17/01 25°C | 18°C

Sala de Vacinas abre neste sábado em Carazinho para atualização de imunizações de crianças, adolescentes e gestantes

Carazinho, Saúde

15 de janeiro de 2026

Sala de Vacinas abre neste sábado em Carazinho para atualização de imunizações de crianças, adolescentes e gestantes
Foto: Pexels / RF._.studio

A Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho estará aberta neste sábado, dia 17, das 8h às 12h, para a atualização de vacinas específicas. O atendimento será realizado na Avenida Pátria, ao lado do Hospital de Caridade de Carazinho.

Durante a ação, estarão disponíveis as vacinas contra o HPV, dengue e o Vírus Sincicial Respiratório, conforme os públicos definidos pelo Ministério da Saúde.

A vacina contra o HPV será aplicada em crianças e adolescentes de 9 a 19 anos. O imunizante é considerado a forma mais eficaz de prevenção primária contra infecções persistentes e tumores associados ao Papilomavírus Humano. A recomendação é que a vacinação ocorra preferencialmente entre os 9 e 14 anos, antes do início da vida sexual, período em que a proteção é mais eficaz. Alguns tipos do vírus podem causar verrugas genitais, enquanto outros são considerados de alto risco e estão associados ao desenvolvimento de câncer.

Já a vacina contra a dengue será destinada ao público de 10 a 14 anos. Em 2025, o Brasil registrou uma redução de 75% nos casos prováveis da doença e de 72% nos óbitos em comparação com 2024. Apesar da queda nos números, as autoridades de saúde reforçam que o combate ao mosquito Aedes aegypti e a manutenção das ações preventivas seguem sendo fundamentais, incluindo a vacinação.

Também estará disponível a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. O imunizante protege contra doenças respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, especialmente em bebês. A vacina passou a ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde em 2025 para gestantes.

De acordo com o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Andrei da Silva, a ação foi programada em razão da baixa procura por essas vacinas nos últimos meses. A expectativa é imunizar cerca de 150 pessoas, incentivando a comunidade a manter a caderneta de vacinação em dia.