Homem com esquizofrenia morre após ser baleado por policial militar durante atendimento de ocorrência de violência doméstica no RS
14 de janeiro de 2026
Um homem de 35 anos, identificado como Paulo José Chaves dos Santos, morreu na manhã desta terça-feira (13) em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Ele foi atingido por um tiro durante uma abordagem da Brigada Militar (BM) no bairro Tancredo Neves. A corporação havia sido acionada para atender a uma ocorrência de violência doméstica.
Segundo a Polícia Civil, a BM foi chamada por volta das 6h, após familiares relatarem que Paulo estaria em surto, ameaçando parentes e quebrando móveis dentro de casa. A família informou que ele era diagnosticado com esquizofrenia, não estava usando os medicamentos controlados e estaria sob efeito de álcool.
De acordo com o registro da ocorrência, quando a viatura se aproximou do local, o homem teria se debruçado no veículo e perguntado quem havia chamado a polícia. Na sequência, ele teria pego um martelo e avançado em direção aos policiais.
Um segundo policial, que estava no banco do carona, desembarcou da viatura e efetuou três disparos. Um dos tiros atingiu Paulo, que caminhou por alguns metros e caiu, morrendo no local. Uma câmera de segurança registrou parte da ação.
Fonte: g1