Museu Olívio Otto tem exposição especial em comemoração aos 95 anos de Carazinho
13 de janeiro de 2026
Carazinho celebra seus 95 anos no próximo dia 24 de janeiro, e as comemorações também ganham destaque no campo cultural. O Museu Olívio Otto preparou uma exposição especial alusiva ao aniversário do município, valorizando a arte local e um dos principais símbolos da cidade: o Monumento Bombeador.
Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, o responsável pelo Núcleo de História e Cultura, Diego Baccin, destacou a importância da mostra e o papel do museu na preservação da memória local.
Para esta edição comemorativa, a exposição valoriza o trabalho do artista carazinhense Fernão Duarte, que atua com esculturas em entalhe em madeira. Parte do acervo do artista está sendo apresentada em uma galeria inaugurada em agosto de 2025, dedicada exclusivamente à valorização de artistas locais.
A série de obras apresentada é dividida em temáticas como ancestralidade e tradição. Um dos destaques é a escultura do bombeador, figura emblemática da cidade. Além da versão clássica, inspirada no monumento localizado em frente à estação rodoviária, o artista apresenta uma releitura intitulada “Bom Beatrix”, que propõe uma reflexão sobre identidade, gênero e ancestralidade.
Nessa versão, a figura segura um arco e flecha, em vez da tradicional lança, promovendo um diálogo entre o olhar do colonizador e a presença dos povos originários que habitavam a região no período da chegada dos imigrantes.
Além da exposição temporária, quem visita o Museu Olívio Otto também tem acesso ao acervo permanente, que aborda a história local e regional de Carazinho, passando por temas como a industrialização, o comércio, os povos originários, a população negra, a educação e o tropeirismo. O espaço também conta com um Núcleo de Ciências da Natureza, com animais taxidermizados, distribuídos em diferentes áreas do museu.
Horários e valores
O Museu Olívio Otto funciona:
- De segunda a sexta-feira:
das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h - Sábados à tarde
A entrada é gratuita às quartas-feiras, incentivando a visita da comunidade carazinhense. Nos demais dias, o valor simbólico do ingresso é de R$ 3,00. Escolas interessadas em visitas guiadas podem realizar agendamento prévio, inclusive para o ano de 2026.
O museu também está presente nas redes sociais, como Instagram e Facebook, onde divulga exposições, eventos e informações ao público.