Resultados do Enem 2025 serão divulgados em 16 de janeiro
11 de janeiro de 2026
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão divulgados no dia 16 de janeiro. A data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na sexta-feira (9).
As notas individuais estarão disponíveis na Página do Participante, onde será possível conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Para os chamados treineiros, aqueles que não concluíram o ensino médio em 2025, o boletim individual será publicado posteriormente.
Com os resultados do exame, os participantes poderão pleitear uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com inscrições do dia 19 a 23 de janeiro; tentar uma bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições vão de 26 a 29 de janeiro; ou acessar a educação superior com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A edição de 2025 do exame foi aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o território nacional. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba as provas ocorreram nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).
No primeiro dia, os candidatos responderam às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo, as questões eram de matemática e ciências da natureza.
Saiba como usar a nota do Enem
As notas podem ser usadas nos processos seletivos federais de acesso ao ensino superior.
No Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o candidato concorre a vagas em instituições públicas, desde que não tenha zerado a redação e tenha concluído o ensino médio. A seleção considera a média das notas e segue critérios previstos na Lei de Cotas.
O Prouni (Programa Universidade para Todos) permite o uso das notas das duas últimas edições do Enem para concorrer a bolsas integrais ou parciais em instituições privadas, desde que o estudante atenda aos critérios socioeconômicos e tenha média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também utiliza as notas do Enem para seleção, com exigência de média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. No Fies Social, metade das vagas é destinada a inscritos no CadÚnico com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
Os resultados individuais também podem ser utilizados em processos seletivos próprios de instituições brasileiras e em universidades portuguesas que possuem convênio com o Inep.
Fonte: CNN