Transição da reforma tributária provoca lentidão na emissão de notas fiscais em Carazinho
08 de janeiro de 2026
Prestadores de serviços que precisam emitir notas fiscais podem perceber uma certa lentidão no sistema nos primeiros dias úteis de 2026. De acordo com o secretário municipal da Fazenda e Arrecadação, João Hartmann, a situação está diretamente ligada ao início da transição da Reforma Tributária em todo o país.
Conforme o secretário, a partir de 1º de janeiro de 2026 teve início o processo que, até 2033, vai extinguir tributos como ICMS, PIS e Cofins, que serão substituídos pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). O IBS será de competência compartilhada entre estados, Distrito Federal e municípios, unificando ICMS e ISS, enquanto a CBS será federal, reunindo PIS, Cofins e IPI.
Com essa mudança, as notas fiscais de prestação de serviços, que antes eram processadas diretamente nos municípios, passaram a ser emitidas pelo sistema do Governo Federal, em Brasília. Em Carazinho, no entanto, o contribuinte não precisa mudar a forma de emissão. O acesso continua sendo feito pelo site da prefeitura ou pelo sistema utilizado pelas empresas, que se integra automaticamente à plataforma federal.
“O contribuinte de Carazinho entra normalmente no seu sistema, emite a nota fiscal e essa nota é transmitida para o Governo Federal, que depois retorna ao município o valor do ISSQN, que é de competência municipal”, explicou Hartmann.
Segundo o secretário, como todos os municípios e empresas prestadoras de serviço do país passaram a utilizar simultaneamente o sistema federal, houve um aumento significativo no volume de acessos, o que provocou congestionamentos. Em alguns casos, uma emissão que levava cerca de 15 a 20 segundos pode demorar até um minuto ou um minuto e meio.
Hartmann reforça que a prefeitura de Carazinho está operando dentro da normalidade e optou por manter seu próprio sistema justamente para facilitar a vida do contribuinte, evitando mudanças no layout e na forma de emissão das notas fiscais.
“A lentidão era algo esperado nesse início. Pedimos um pouco de paciência aos prestadores de serviço, pois o sistema está funcionando, apenas com um tempo de resposta maior em razão do volume nacional de emissões”, destacou.
Para esclarecer dúvidas ou obter orientações, os contribuintes podem procurar o balcão de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda e Arrecadação. O atendimento ocorre das 8h15 às 11h30 e das 13h30 às 17h, em horário normal de expediente.
Fonte: Ascom / Prefeitura de Carazinho