Acidente entre carreta e carro bloqueia a BR 285 no trecho de Passo Fundo a Carazinho
06 de janeiro de 2026
Um grave acidente de trânsito envolvendo uma caminhonete Renault Oroch, placas da Argentina e uma carreta, carregada de farelos, ocorreu por volta das 08h desta terça-feira, 06 de janeiro, na BR 285, em Passo Fundo, próximo da Agrícola Ferrari, no trecho que liga Passo Fundo a Carazinho. Com a colisão a carreta tombou e bloqueou a pista nos dois sentidos.
A caminhonete levava uma família de argentinos, composta por três pessoas, que estava em deslocamento para férias no litoral, quando acabou se enroscando na carreta, ocasionando o acidente.
A carreta trafegava no sentido Passo Fundo a Carazinho e a caminhonete vinha no sentido contrário, quando, segundo os ocupantes da caminhonete, a carreta invadiu parte da pista.
Duas pessoas ficaram feridas no acidente, sendo um ocupante da caminhonete e o condutor da carreta, ambos com ferimentos leves. Eles foram conduzidos para a rede hospitalar de Passo Fundo.
Destaca-se que a pista, ás 10H, seguia bloqueada e sem previsão de liberação. A Uirapuru apurou também que neste horário um guincho, de Carazinho, se deslocou para fazer a remoção da carreta.
Fato inusitado após bloqueio da rodovia
Um fato inusitado causou revolta e polêmica após o acidente. Motoristas começaram a usar uma via paralela à BR 285, para desviar do ponto interrompido, quando foram surpreendidos por uma valeta aberta por um homem que utilizou uma retroescavadeira.
A abertura ocorreu momentos após o acidente e os motoristas precisaram retornar. A Uirapuru estava no local e conversou com motoristas que alegaram ter visto a ação do homem, aparentemente proprietário de terras próximas. Porém, os motoristas alertaram de forma indignada que a via está em área de domínio e não em uma propriedade particular.
Com a fila de veículos alcançando vários quilômetros, a Polícia Rodoviária Federal interveio, foi até o homem responsável por abrir a valeta e ordenou que a mesma fosse fechada, o que foi cumprido pelo homem, retomando assim o fluxo pelo desvio.

Fonte: Rádio Uirapuru