Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026

Quarta-feira
07 Janeiro 2026

Tempo agora

Tempo limpo 17
Tempo limpo 30°C | 16°C
Chuvas esparsas
Qui 08/01 29°C | 17°C
Chuva
Sex 09/01 31°C | 18°C

Presidente da Colômbia chama de “ameaça ilegítima” fala de Trump sobre operação militar no seu país

Mundo

05 de janeiro de 2026

Presidente da Colômbia chama de “ameaça ilegítima” fala de Trump sobre operação militar no seu país
Trump chamou Gustavo Petro (foto) de "doente"
Foto: Arquivo/EBC

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que uma operação militar contra a Colômbia “soava bem”, o presidente do país, Gustavo Petro, disse, nesta segunda-feira (5), que irá analisar o que foi dito antes de responder ao que chamou de “ameaça ilegítima”.

“Verei se as palavras em inglês de Trump são traduzidas como diz a imprensa nacional. Portanto, responderei mais tarde, até saber o que realmente significa a ameaça ilegítima de Trump”, declarou Petro em uma publicação nas redes sociais.

Em outra postagem, o presidente colombiano voltou a chamar a fala de Trump de “ameaça”. “Pare de me caluniar, senhor Trump. Não é assim que se ameaça um presidente latino-americano que surgiu da luta armada e, depois, da luta pela paz do povo da Colômbia”, disse.

No domingo (4), o republicano declarou que a Colômbia é governada por “um homem doente”, em uma crítica direta a Petro, o primeiro presidente de esquerda do país. Em outubro de 2025, o governo Trump aplicou sanções contra o líder colombiano.

“A Colômbia também está muito doente, governada por um homem doente, que gosta de produzir cocaína e vendê-la aos Estados Unidos. E não vai continuar fazendo isso por muito tempo”, disse Trump.

Fonte: Redação O Sul