Mês de dezembro tem a maior soma arrecadatória do IPVA em Não-Me-Toque
31 de dezembro de 2025
Com o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em andamento, o município de Não-Me-Toque, com uma frota de pouco mais de 15 mil veículos, o imposto entra como um bom recurso para o caixa do município e de boa parte das prefeituras do estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com o secretário de Finanças, Fernando Alberton, Não-Me-Toque tinha uma média de aumento de 400 unidades ano. Em 2025, ocorreu uma retração, um dos fatores está a alta da taxa Selic, base para os juros da economia.
Até julho, tinha havia apenas 125 veículos a mais na frota. O mês de dezembro tem sido o de maior arrecadação, aproveitando o máximo de descanto possível para quitar o imposto. A projeção é arrecadar R$ 1,5 milhão.
“O total montante do ano arrecadado vai chegar aproximadamente a R$ 6 milhões com o IPVA”, informa o secretário. Desse valor 60% entram como recurso livre, 25% destinado a Educação e 15% para a Saúde.
O prazo para quitar o IPVA 2026 de forma antecipada terminou na última terça-feira (30). A entrevista está disponível na página do Facebook e Instagram (@cerespositiva) do Grupo Ceres de Comunicação.
Entrevista