Temporal danifica avião exposto às margens da BR-285, em Carazinho
31 de dezembro de 2025
Quem passa pela BR-285, em Carazinho, no trecho de saída para Não-Me-Toque, percebeu nos últimos dias que o avião instalado às margens da rodovia está sem a hélice.
Conforme informações repassadas à reportagem do Grupo Ceres de Comunicação, os fortes ventos que atingiram o município nos últimos dias fizeram com que a peça se soltasse da aeronave.
O Aeroclube de Carazinho, responsável pela manutenção do avião, recolheu a hélice, que passará por um processo de restauração e, posteriormente, será recolocada no local. Ninguém ficou ferido.
O avião é um ponto conhecido da cidade e costuma chamar a atenção de turistas e motoristas que passam pelo trevo, que frequentemente param para registrar fotos e levar uma lembrança da passagem por Carazinho.
Pórtico é uma homenagem a Santos Dumont e ao Comandante Ruy Della Méa
Doado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o avião com capacidade para até quatro tripulantes foi utilizado, originalmente, em voos de instrução de pilotos na cidade de Belo Horizonte. Em 2006, a aeronave foi doada ao Aeroclube de Carazinho, revitalizada e instalada no trevo da BR-285, tornando-se um marco visual e histórico do município.
A iniciativa partiu do então diretor do Aeroclube, Luiz Rossato, e teve como objetivo prestar uma homenagem a Santos Dumont e à própria trajetória do Aeroclube de Carazinho. A aeronave recebeu o mesmo prefixo do primeiro avião utilizado pela entidade, um Piper J3, além de homenagear o instrutor Ruy Della Méa, um dos nomes importantes da história do aeroclube local.