Descarte irregular de ferro danifica caminhão do lixo e causa prejuízo ao município em Carazinho
23 de dezembro de 2025
O descarte irregular de barras de ferro em contêineres de lixo voltou a causar prejuízos aos cofres públicos e transtornos na coleta mecanizada em Carazinho. Na manhã desta segunda-feira (22), um dos caminhões da coleta teve o funcionamento comprometido após uma barra de ferro perfurar um contêiner e atravessar a estrutura do veículo, estourando o pistão hidráulico.
Os três caminhões da coleta mecanizada operavam normalmente quando o incidente ocorreu durante o esvaziamento de um contêiner. A barra chegou a perfurar o lado da cabine do caroneiro e, segundo o secretário de Obras, Robson Schallemberg (Puf), poderia ter provocado um ferimento grave caso houvesse alguém sentado no local no momento do acidente.
“Quando o motorista percebeu, parou imediatamente, mas o pistão já havia estourado. Se o pessoal continuar colocando restos de material de construção ou peças de veículos dentro dos contêineres, os caminhões vão continuar sendo danificados e as rotas vão atrasar. Precisamos da ajuda da população”, alertou o secretário.
Schallemberg também chama atenção para outro agravante: muitas empresas fornecedoras das peças necessárias para o conserto dos contêineres e dos caminhões entram em férias coletivas neste período. A maioria dos equipamentos é adquirida em Santa Catarina, onde as empresas fecham agora e só retomam as atividades no dia 5 de janeiro, o que dificulta ainda mais a manutenção, especialmente com o aumento do volume de lixo no Natal e no Ano Novo.
“É um transtorno para o município, são equipamentos caros e um transtorno para a população. A administração está fazendo a sua parte e pedimos encarecidamente que a comunidade ajude”, reforçou.
A previsão do setor é de que o caminhão danificado volte a operar no final da tarde desta terça-feira (23).
Fonte: Ascom Prefeitura de Carazinho