Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025

Segunda-feira
22 Dezembro 2025

Tempo agora

Chuvas esparsas 22
Chuvas esparsas 27°C | 20°C
Chuva
Ter 23/12 27°C | 21°C
Chuva
Qua 24/12 26°C | 20°C

Butantan inicia entrega de 1,3 mi de doses da vacina contra dengue

Saúde

22 de dezembro de 2025

Butantan inicia entrega de 1,3 mi de doses da vacina contra dengue
Instituto afirma que primeiras 300 mil doses chegam na próxima semana
Foto: Divulgação

O Instituto Butantan informou que dará início, na próxima semana, à entrega de 1,3 milhão de doses da vacina contra dengue ao Ministério da Saúde, para uso no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo o Instituto, as primeiras 300 mil doses serão entregues já no início da semana e, até o fim de janeiro de 2026, mais 1 milhão de doses estarão disponíveis.

A vacina Butantan-DV é a primeira do mundo em dose única contra a dengue.

De acordo com o Butantan, a entrega antecipada é possível porque, mesmo antes da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a produção já estava em andamento no parque industrial do Instituto, sob risco. O Butantan também afirma ter firmado parceria com a empresa chinesa WuXi para ampliar a fabricação e expandir a capacidade de entrega a partir do segundo semestre de 2026.

A vacina foi aprovada pela Anvisa para aplicação em pessoas de 12 a 59 anos. Dados apresentados pelo Butantan indicam 74,7% de eficácia geral, 91,6% contra dengue grave e com sinais de alarme, e 100% de eficácia para evitar hospitalizações.

Segundo o instituto, as primeiras doses destinadas ao Ministério da Saúde serão voltadas inicialmente a profissionais da Atenção Primária, em Unidades Básicas de Saúde e visitas domiciliares. O plano do governo federal é ampliar gradualmente a vacinação ao público geral, começando por adultos de 59 anos e avançando até 15 anos.

O Butantan afirma ainda que pretende ampliar a faixa etária da vacina para crianças e idosos acima de 60 anos. O instituto já recebeu autorização da Anvisa para estudos com o público de 60 a 79 anos e aguarda novos dados para avaliar possível inclusão das crianças de 2 a 11 anos.

Segundo o Butantan, os estudos clínicos já realizados indicam que o imunizante é seguro nessas faixas etárias.

Fonte: CNN