Drogas preparadas para venda são localizadas após tentativa de ocultação em residência
19 de dezembro de 2025
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Carazinho, intensificou suas ações investigativas nos últimos dias e realizou três ações distintas que resultaram em prisões e na apreensão de armas de fogo e drogas, além da desarticulação de núcleos locais ligados a uma facção criminosa atuante no estado.
As diligências ocorreram em dois bairros da cidade e em uma propriedade rural do interior do município entre os dias 17 e 19 de dezembro e tiveram como alvos as residências de indivíduos vinculados a uma facção criminosa com atuação identificada nas regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul.
Espingardas furtadas são apreendidas no interior do município
Na primeira ação, realizada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, a DRACO deslocou-se até uma propriedade rural localizada no interior do município de Carazinho, cujo caseiro tem vinculação com a facção criminosa. Durante a ação, os policiais localizaram duas espingardas — uma, calibre 20 e outra calibre 12 — que estavam escondidas dentro de um galpão da propriedade.
As armas estavam cadastradas como objetos de furto/roubo e foram apreendidas juntamente com um cartucho calibre 12 intacto. No interior da residência, também foi encontrada uma porção de maconha. O indivíduo foi apresentado à Autoridade Policial e, posteriormente, recolhido ao presídio local.
Em outra ação realizada na residência de um segundo investigado, que não foi localizado durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, a equipe da DRACO surpreendeu a companheira do suspeito tentando dispensar um invólucro com entorpecentes no sistema de esgoto do imóvel.
A substância foi localizada e apreendida pelos policiais civis. Tratava-se de 43 pedras de crack e uma bucha de cocaína, todas embaladas para venda. Durante as buscas, ainda foram apreendidos dois telefones celulares e a quantia de R$ 539,00 em espécie. A mulher que estava na residência assumiu a propriedade do material ilícito e recebeu voz de prisão em flagrante, sendo conduzida ao hospital para exames e posteriormente apresentada na DPPA.
Arma de fogo é localizada escondida na parede de residência
A terceira ação é fruto de um trabalho conjunto com a DRACO de Ijuí e que levou os policiais civis até a residência de um indivíduo identificado como suspeito de armazenar armas a mando da mesma facção criminosa envolvida nas prisões ocorridas nas ações anteriores. As investigações apontavam que o armamento estava armazenado naquela residência e seria utilizado para o cometimento de delitos no final do ano.
Durante as buscas, foi localizado um revólver escondido dentro de uma das paredes da residência, além de munições e jetloaders (dispositivos de recarga rápida para revólver), havendo indícios de que outras armas poderiam ter sido escondidas naquele mesmo espaço. O suspeito assumiu a posse do armamento, mas não informou a procedência dos itens.
Diante das evidências, os policiais deram voz de prisão em flagrante ao indivíduo, que foi encaminhado para exame de lesões e, em seguida, apresentado na DPPA. A investigação prossegue com foco na identificação de outros envolvidos e no possível planejamento de ações criminosas por parte da facção.
Draco reforça compromisso no combate à criminalidade organizada
As três ações desenvolvidas pela DRACO de Carazinho nos últimos dias representam um avanço significativo no combate ao crime organizado na região, com a apreensão de armamentos ilegais e substâncias entorpecentes já fracionadas para comercialização. Neste sentido, a delegacia especializada enfraquece os núcleos operacionais da facção atuante no município e prossegue com as investigações para o desbaratamento completo dos núcleos criminosos e a prevenção de crimes que poderiam estar sendo planejados.

Fonte: 28ª DPRI / SCS / Imprensa