Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025

Quinta-feira
18 Dezembro 2025

Tempo agora

Tempo limpo 24
Tempo limpo 29°C | 12°C
Parcialmente nublado
Sex 19/12 31°C | 16°C
Tempo limpo
Sáb 20/12 31°C | 18°C

Colaboradores da Stara desenvolvem e apresentam projetos de melhoria contínua

Notícias

18 de dezembro de 2025

Colaboradores da Stara desenvolvem e apresentam projetos de melhoria contínua
Em 2025, foram formados 23 Grupos de Evolução Constante, sendo sete na fábrica de Santa Rosa e 16 com colaboradores das fábricas de Não-Me-Toque e Carazinho.
Foto: Ascon Stara

Com o intuito de fomentar a melhoria contínua dos processos de fabricação, gerando mais economia, segurança, produtividade, sustentabilidade e qualidade no ambiente de trabalho, a Stara promove, desde 2012, o programa Grupos de Evolução Constante – GEC. Por meio da iniciativa, os colaboradores das fábricas de Não-Me-Toque/RS, Carazinho/RS e Santa Rosa/RS são convidados a refletir sobre suas atividades diárias, identificando possibilidades de melhorias e encontrando soluções capazes de aperfeiçoar o processo produtivo. Em grupos, eles desenvolvem projetos, descrevendo suas ideias e realizando testes de viabilidade e eficiência.

Em 2025, foram formados 23 grupos, sendo sete na fábrica de Santa Rosa e 16 com colaboradores das fábricas de Não-Me-Toque e Carazinho. Ao longo do ano, cada equipe deveria elaborar no mínimo quatro projetos, escolhendo um deles para ser apresentando às lideranças da empresa.

O evento de apresentação das propostas desenvolvidas na Stara de Santa Rosa aconteceu no dia 20 de novembro. Já os projetos elaborados pelos grupos de Carazinho e Não-Me-Toque foram expostos aos gestores no dia 02 de dezembro. Após prestigiar as apresentações, o Diretor de Manufatura da Stara, Lucas Arend, ressaltou a importância da iniciativa e a relevância dos projetos desenvolvidos. “Cada ano que passa, as apresentações ficam melhores. Os grupos se desafiam mais, se dedicam para evoluir e entregar algo diferente, buscando novas ideias e formas de realizá-las. É por isso que eu reforço: todos estão de parabéns. As apresentações foram excelentes”, enfatizou.

De acordo com o diretor, o GEC também é uma ferramenta de capacitação dos colaboradores. “O mais importante desse processo é o crescimento pessoal, técnico e profissional. É isso que todos devem levar dessa experiência: continuar estudando, aproveitando as oportunidades, correndo atrás, perguntando e pesquisando”, enfatizou, salientando sua satisfação em acompanhar esse desenvolvimento. “Ver essa evolução é motivo de muito orgulho. Mostra que estamos no caminho certo, construindo não apenas projetos, mas profissionais cada vez mais preparados, confiantes e protagonistas do próprio desenvolvimento.”

Oportunidade de desenvolvimento pessoal é destacada pelos participantes

A colaboradora do setor de Macharia, da Stara de Carazinho, Tatiana Fabiana da Cruz de Souza, comenta sobre os projetos desenvolvidos pelo grupo. “Durante o ano, nós desenvolvemos diferentes projetos, incluindo uma caixa móvel para as peças da Macharia; uma lixadeira automática, desenvolvida para o setor da Fusão; além de uma grade de proteção para o setor de Moldagem”, relata, pontuando que os projetos já foram implementados na unidade e estão funcionando plenamente. “Participar do GEC foi uma experiência muito boa. Para mim, trouxe muito crescimento, tanto técnico quanto pessoal. Aprendi bastante, principalmente no relacionamento com as pessoas e nos processos que fomos melhorando juntos”, conclui.

Já o colaborador Carcio Gabriel Paes Nicolodi, do setor de Logística 2, da Stara de Não-Me-Toque, define sua participação no GEC como um “divisor de águas”. “O programa nos oferece um ambiente de aprimoramento, permitindo que a gente desenvolva nossas próprias habilidades, especialmente na comunicação em público e no controle emocional, que hoje em dia são grandes desafios”, destaca, ressaltando a importância do projeto para a melhoria dos processos de trabalho. “É no nosso setor que tudo começa. Então, as mudanças realizadas dentro dele impactam diretamente todas as outras áreas. Isso amplia a nossa visão, mostrando a importância da tarefa que realizamos. Com o projeto, pude expandir completamente minha percepção e entender que aquilo que eu executo é tão essencial quanto qualquer outra etapa para garantir um bom atendimento aos clientes.”

Em sua segunda participação no programa, o colaborador Vianei Júnior Padilha, do setor de Solda, da Stara de Não-Me-Toque, conta que percebeu uma grande evolução pessoal e profissional, especialmente na habilidade de falar em público. “Percebi que esse ano eu estava mais tranquilo e consegui me expressar melhor durante a apresentação. Consegui organizar melhor as ideias e falar com mais confiança. E isso reflete no dia a dia também, no contato com pessoas de outros setores”, afirma, enfatizando o crescimento profissional que a participação no GEC proporcionou. “No final deste ano surgiu uma oportunidade de trabalhar em outra área, uma oportunidade que talvez eu não tivesse recebido antes do GEC, pois dentro do projeto eu pude me desenvolver como profissional e como pessoa.”

A fim de motivar a participação dos colaboradores nos Grupos de Evolução Constante e reconhecer o empenho de todos, após os eventos de apresentação, foram escolhidos pelos gestores da Stara seis projetos destaques, sendo quatro desenvolvidos pelos grupos de Não-Me-Toque e Carazinho, e dois pelas equipes de Santa Rosa. O resultado foi divulgado pelo presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl, na quarta-feira (19), durante a Reunião Geral de encerramento do ano. Além de troféus, os vencedores vão receber uma premiação especial.

Conheça os projetos vencedores de 2025

NÃO-ME-TOQUE E CARAZINHO:

1º Lugar: Avante Soluções – Solda – Stara Não-Me-Toque

  • Projeto: Reutilização dos Bicos de Contato da Solda.
  • Objetivo: Aumentar a vida útil dos bicos de contato da solda robô – que sofrem aumento no diâmetro, causado pelo atrito do arame -, transformando os bicos longos, em bom estado, em bicos curtos para uso dentro do processo de solda manual.
  • Grupo: Fabiano Hefler, Adriana Batista, Vianei Padilha, Elizete Wulff e Guilherme Hansen.

2º Lugar: Melhoria Contínua – Estamparia – Stara Não-Me-Toque

  • Projeto: Programação/Código vinculado ao QR CODE.
  • Objetivo: Otimizar o processo de dobra, por meio da implementação de um QR Code vinculado ao código da peça e disponível na Ordem de Produção.
  • Grupo: Robinson Lopes, Giovani Stumm, Idânia Alves, Gilvane Santos e Douglas Corrêa.

3º Lugar: Log Master – Logística I – Stara Não-Me-Toque

  • Projeto: Aproveitamento de matéria-prima com imperfeições.
  • Objetivo: Ampliar o aproveitamento da matéria-prima danificada pelo processo de desbobinamento, reduzindo sobras e direcionando seu uso para demandas especiais, agregando valor ao estoque e diminuindo desperdícios.
  • Grupo: Raí Pinheiro, Carcio Nicolodi, Luana Picini e Igor da Silva.

4º Lugar: Pintura Absoluta – Pintura – Stara Não-Me-Toque

  • Projeto: Limpeza Química – Fosfato e Desengraxante.
  • Objetivo: Aumentar a segurança e a eficiência do processo de limpeza mecânica e química dos tanques de desengraxante e fosfato, por meio da substituição das mangueiras por um sistema de tubulação fixa e do reposicionamento da bomba pneumática.
  • Grupo: Ângela Ramos, Fernanda Almeida, Gabriel Rocha, Giovani dos Santos e Vanderlei Maule.

SANTA ROSA:

1º Lugar: Impacto Positivo – Logística

  • Projeto: Dispositivo de desmontagem dos cubos do rodado da Reboke.
  • Objetivo: Desenvolver um dispositivo com ajuste de altura de içamento da máquina para auxiliar na desmontagem dos cubos do rodado das Rebokes, suportando o peso durante a remoção, a fim de reduzir o esforço físico do operador.
  • Grupo: Anderson Maders, Carla Dallabona, Davi de Oliveira, Ismar Portinho e Camila Bender.

2º Lugar: Evolução Montagem – Montagem

  • Projeto: Dispositivo para desarme das linhas de semente da EVA.
  • Objetivo: Desenvolver uma plataforma que se adequa a todos os modelos de EVA e suas linhas, a fim de possibilitar o desarme de todas as linhas ao mesmo tempo, reduzindo o tempo do processo do mesmo.
  • Grupo: Everton Gutknecht, Jonatan Amorim, Erik Marques, Gabriel Silva Alves e Marcelo Backes.

Fonte: Ascon Stara