Não-Me-Toque comemora 71 anos de emancipação nesta quinta-feira (18)
17 de dezembro de 2025
Nesta quinta-feira, dia 18, o município de Não-Me-Toque comemora 71 anos de emancipação política-administrativa. Uma história repleta de muito trabalho que começou com a vinda dos primeiros imigrantes no começo do século 20.
Com sua força econômica voltado ao agronegócio é uma referência no estado do Rio Grande Sul na produção industrial, comércio e serviços. Conhecida como a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, tem forte influência do cooperativismo sendo a cidade que sedia há 25 anos a Expodireto Cotrijal.
Com base no último censo em 2022, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Não-Me-Toque está com uma população próxima dos 18 mil habitantes. O prefeito Gilson dos Santos, em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, comentou a data de emancipação.
“Um município que tem uma visibilidade com grandes empresas, empreendedores e um povo muito trabalhador”, destaca.
Segundo o chefe do Executivo, uma trajetória com a colaboração de “muitas pessoas” pelo qual contribuíram não ocupando cargos, cidadãos que na sua “simplicidade ajudaram a construir o nosso município”.
“Ficamos felizes em estar comemorando com a comunidade os 71 anos, mas com uma enorme responsabilidade, em saber que as pessoas no passado mesmo com tantas dificuldades conseguiram construir”, enfatiza.
Para o prefeito, essa construção histórica é uma forma de buscar um “salto a mais” em saúde e educação, por exemplo.
Shows
A festa de comemoração do aniversário acontece na noite desta quinta-feira, às 19h45min, na praça Dr. Schmiedt. A noite terá dois shows de Felipe Santiago e com a dupla Jeann e Júlio. A entrevista com o prefeito está disponível na página do Facebook e Instagram (@cerespositiva) do Grupo Ceres de Comunicação.
Entrevista