Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025

Quarta-feira
10 Dezembro 2025

Tempo agora

Tempo nublado 17
Tempo nublado 20°C | 15°C
Tempo limpo
Qui 11/12 25°C | 12°C
Tempo nublado
Sex 12/12 22°C | 16°C

Governo federal encerra Sala de Situação sobre metanol após queda de casos no Brasil

Notícias

09 de dezembro de 2025

Governo federal encerra Sala de Situação sobre metanol após queda de casos no Brasil
A decisão ocorre após a redução de novos casos e óbitos registrados nas últimas semanas
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), o fim da Sala de Situação criada em outubro para monitorar a escalada dos casos de intoxicação por metanol no País. A decisão ocorre após a redução de novos casos e óbitos registrados nas últimas semanas.

Segundo levantamento do Governo, o último caso confirmado foi no dia 26 de novembro. Apesar do encerramento da estrutura emergencial, a pasta afirma que o monitoramento seguirá como prioridade e que todos os estados estão abastecidos com antídotos e capacidade ampliada de diagnóstico.

De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “o País respondeu de forma rápida, coordenada e eficaz, garantindo diagnóstico, assistência e distribuição de antídoto a todos os estados”. Padilha destaca ainda que o monitoramento continuará sendo prioridade: “mesmo com o encerramento da Sala de Situação, seguimos atentos e preparados. O cuidado permanece, e a vigilância segue sem qualquer interrupção”, esclareceu.

A Sala de Situação foi instalada em primeiro de outubro, poucos dias após o surgimento dos casos iniciais, o primeiro caso sobre o surto de intoxicações havia sido feito no dia 26 de setembro.

Casos de intoxicação por metanol

Entre 26 de setembro e 05 de dezembro de 2025, foram registradas 890 notificações relacionadas à intoxicação por metanol.

73 foram confirmados;
29 são suspeitos e continuam sendo analisadas;
788 foram descartados, por não haver indício de metanol
Estados mais afetados
São Paulo (578 casos notificados e 50 confirmados) — principal epicentro;
Pernambuco (109 casos notificados; 8 confirmados);
Paraná (6 confirmados);
Mato Grosso (6 confirmados);
Bahia (2 confirmados);
Rio Grande do Sul (1 confirmado)

Ao todo, 22 óbitos foram confirmados por meio de intoxicação do metanol: 10 em São Paulo; 3 no Paraná; 5 em Pernambuco; 1 na Bahia e 3 em Mato Grosso. Outros 9 óbitos continuam em investigação.

Fonte: O Sul