Sábado, 06 de Dezembro de 2025

Sábado
06 Dezembro 2025

Tempo agora

Tempo nublado 26
Tempo nublado 32°C | 19°C
Parcialmente nublado
Dom 07/12 35°C | 20°C
Chuva
Seg 08/12 34°C | 20°C

São Nicolau emociona crianças e idosos em Não-Me-Toque e mantém viva tradição trazida pela etnia holandesa

Notícias

06 de dezembro de 2025

São Nicolau emociona crianças e idosos em Não-Me-Toque e mantém viva tradição trazida pela etnia holandesa

O espírito natalino ganhou um brilho especial em Não-Me-Toque com a chegada de São Nicolau, figura histórica reverenciada na Europa e mantida viva no município graças à atuação da Associação Holandesa. O bispo católico, conhecido pela dedicação às crianças e idosos, tornou-se símbolo de caridade e tradição, e segue presente a cada dezembro na comunidade local.

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, São Nicolau e seus assistentes visitaram a Secretaria Municipal de Assistência Social, acompanhados pela diretoria da Associação Holandesa. Lá, foram recebidos pelas crianças e adolescentes do Centro de Educação Integrada, que participa de atividades no turno inverso da escola. O grupo ouviu a história de São Nicolau e recebeu uma caixa de doces e uma mensagem de Natal. A ação também passou pela APAE e pelo Lar do Idoso São Vicente de Paulo, pela ASBAM e pelo CRAS reforçando o propósito de levar carinho, atenção e alegria às entidades que atendem crianças, jovens e idosos.

Para este ano, a Associação Holandesa também preparou um desafio especial: as crianças receberam um desenho de São Nicolau para colorir e entregar na casinha da Praça Central nos dias 18, 20 e 21 de dezembro. Cada participante ganhará uma surpresa preparada pelo visitante ilustre.

A representante da Associação Holandesa, Michele Birck, destacou a importância cultural e afetiva dessa tradição. “É lindo ver a expectativa das crianças. Elas nos esperavam felizes, emocionadas. Passar essa cultura de bondade, carinho e cuidado com crianças e idosos nos alegra muito enquanto associação”, afirmou.

Carismático, São Nicolau reforçou a essência da tradição: “O bispo sempre foi um homem muito bom. Ele ajudava as crianças, e precisamos continuar isso — levar alegria, paz e amor.”

A programação segue no domingo, 7 de dezembro, com o tradicional encontro da comunidade holandesa. O evento será realizado na Associação dos Funcionários da Stara, com almoço de confraternização entre as famílias e entrega dos presentes às crianças.