Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025

Quinta-feira
04 Dezembro 2025

Tempo agora

Tempo limpo 25
Tempo limpo 30°C | 13°C
Tempo limpo
Sex 05/12 32°C | 15°C
Tempo nublado
Sáb 06/12 34°C | 19°C

Rio Grande do Sul recebe 32 mil doses de vacina para gestantes que imuniza bebês contra a bronquiolite

Estado, Saúde

04 de dezembro de 2025

Rio Grande do Sul recebe 32 mil doses de vacina para gestantes que imuniza bebês contra a bronquiolite
Imunizantes devem estar disponíveis nos estoques municipais e nas unidades de saúde já na próxima semana.
Foto: João Risi/Ministério da Saúde

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul recebeu, nesta quarta-feira (3), uma remessa do Ministério da Saúde de 32 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório, causador da bronquiolite. O imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação e tem o objetivo de proteger os recém-nascidos até os seis meses de vida.

As vacinas serão distribuídas para as Coordenadorias Regionais de Saúde, que farão o encaminhamento para todos os municípios gaúchos de forma proporcional ao número de gestantes. Por enquanto, as remessas seguirão a pauta automática de envio aos Estados, com quantitativos definidos pelo governo federal.

As doses recebidas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) nesta quarta serão liberadas para as Coordenadorias a partir desta quinta-feira (4) e devem estar disponíveis nos estoques municipais e nas unidades de saúde já na próxima semana.

A estratégia de vacinar gestantes busca contemplar os bebês para que já nasçam imunizados contra a bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório, evitando casos graves nos primeiros anos de vida. O imunizante deve ser aplicado a partir da 28ª semana de gestação, independentemente da idade, do peso ou do histórico prévio de vacinas da mulher.

Os anticorpos, cujo pico de produção é atingido 15 dias após a aplicação, são absorvidos pela placenta, imunizando os recém-nascidos por até seis meses de vida. A proteção das gestantes será feita em dose única gratuita que será disponibilizada no Sistema Único de Saúde.

Fonte: Redação O Sul