Brigada Militar promove a formatura do PROERD em Carazinho
27 de novembro de 2025
Na quarta-feira (26), na parte da manhã e tarde, o teatro do SESC, foi palco para a formatura do PROERD, alunos das escolas Notre Dame Aparecida, Rui Barbosa, La Salle, Ernesta Nunes, Getúlio Vargas, Alfredo D’Amore, Alfredo Scherer, CAIC, Políbio do Valle, Cap. Aristides Haeffner, Glória e Cruzeiro do Sul participaram de cerimônias de formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Brigada Militar.
Ao todo, foram 450 jovens das turmas de 5 anos da rede de ensino local que concluíram os encontros do programa PROERD. O Grupo Ceres de Comunicação esteve no local e conversou com o Major Juliano Moura, comandante do 38º BPM, que destacou a importância da atividade com os jovens. “É uma grande satisfação estar aqui novamente, conversando sobre segurança pública. Neste ano, formamos cerca de 450 crianças, o que representa praticamente 50% da rede de ensino do município”, destacou o Major. Ele ressaltou a importância das 10 lições do programa, que são trabalhadas pelos policiais militares em sala de aula, focando em cidadania e comportamento, ajudando os jovens a tomarem decisões saudáveis diante das adversidades.
Para 2026 a meta é manter o número de turmas atendidas, apesar de 2025 ter sido um ano com 50% de cobertura, em comparação ao ano anterior, quando 100% da rede foi alcançada. “O foco nas operações limitou nossa capacidade este ano”, afirmou o comandante.
O que é o PROERD
PROERD significa Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. É uma iniciativa policial, com apoio de professores, que visa prevenir crianças e adolescentes do uso de drogas e da violência através de palestras e atividades em ambiente escolar. O programa, que é uma adaptação do programa norte-americano D.A.R.E., ensina a resistir à pressão de grupo, a tomar decisões seguras e a reconhecer os riscos e consequências de suas escolhas.
Objetivo: Prevenir o início do uso de drogas e a exposição à violência.
Metodologia: Policiais militares fardados e professores trabalham juntos para instruir os alunos com base em currículos específicos.
Público-alvo: Crianças e adolescentes, principalmente a partir da 4ª série do ensino fundamental, mas também existem versões para outras faixas etárias e para pais.
Atuação: Ocorre dentro do ambiente escolar, com aulas semanais.
Origem: É uma adaptação do programa americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), que surgiu em 1983.