Carazinho: HCC e UFFS fortalecem parceria para ampliação dos Programas de Residência Médica
31 de outubro de 2025
 
								
											O Hospital de Clínicas de Carazinho (HCC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizaram, na quarta-feira (29), uma reunião de avaliação dos Programas de Residência Médica (PRMs), com o objetivo de discutir a ampliação de vagas no Programa de Residência em Clínica Médica e a criação de um novo cenário de prática para o Programa de Cirurgia Geral.
O encontro ocorreu de forma online, pela plataforma Google Meet, e contou com a participação da Diretoria do HCC, da Coordenação da Comissão de Residência Médica (COREME), Supervisores Médicos e Médicos Residentes da instituição.
As propostas apresentadas buscam atender à crescente demanda por formação médica especializada e reforçar a atuação dos residentes junto à rede de atenção à saúde.
Segundo o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a parceria entre o hospital e a UFFS já dura nove anos, consolidando-se como um pilar importante na formação de especialistas. “O programa tem como objetivo a especialização em Clínica Médica de profissionais já formados em Medicina. Por meio dele, o HCC disponibiliza seu campo de prática para que os residentes aprimorem seus conhecimentos. Durante dois anos, eles realizam atividades diversas, em todos os setores, sob supervisão dos preceptores”, destaca.
A Residência Médica em Clínica Médica tem como coordenador o Diretor Técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, e como supervisora, a Dra. Roselei Graebin.
Para a Dra. Roselei, a ampliação de vagas no programa é fundamental diante da realidade da instituição. “A abertura de mais uma vaga na Residência em Clínica Médica é plausível devido ao volume de pacientes que atendemos diariamente e à diversidade de especialistas que atuam no HCC. Com um número maior de residentes, é possível aprimorar a formação em áreas como emergência, ambulatório de especialidades e outras que ainda não integram a experiência prática atual. Assim, além de fortalecer a formação médica, contribuímos para a melhoria da qualidade do atendimento à população.”
A iniciativa reforça o compromisso do HCC com a excelência na formação médica, a valorização do ensino em serviço e a integração entre o hospital e as instituições de ensino, pilares essenciais para o aprimoramento contínuo dos programas de residência e para a qualificação do atendimento à comunidade.
O cirurgião do HCC, Dr. Felipe Malmann Piva, ressaltou a importância da expansão também na área cirúrgica. “A residência em Cirurgia Geral é uma formação fundamental no início da carreira de um cirurgião e pré-requisito para outras especializações. Dentro do HCC, o residente desenvolverá sua base ética, técnica e habilidades práticas. Quem ganha é a comunidade, pois o hospital cresce junto com a formação dos profissionais. Estamos muito felizes com essa oportunidade de receber novos alunos e médicos a partir de 2027.”
Com essa iniciativa, o HCC e a UFFS reafirmam sua parceria e o compromisso com o desenvolvimento da medicina regional e a melhoria contínua da assistência à saúde.
Fonte: Ascom/HCC.
 
					 
								 
								 
											 
											 
											 
											 
									 
										 
										 
										 
										