31 de outubro é feriado Dia da Reforma Luterana em Não-Me-Toque
30 de outubro de 2025
 
								
											Nesta sexta-feira (31), diferentes cidades adotam o dia como feriado. O município de Não-Me-Toque é um exemplo. A Lei 9.093, de 1995, concede aos municípios a competência, através de leis municipais, de estabelecerem quatro feriados municipais.
Por isso, hoje, é feriado em algumas cidades do Brasil, segundo o calendário da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O feriado facultativo é considerado religioso vinculado ao Dia da Reforma Protestante. Isso se deve a ação de Martinho Lutero, um monge alemão que iniciou a Reforma Protestante no século XVI, ao afixar as suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg em 1517, criticando a Igreja Católica.
Em Não-Me-Toque, a data é considerada o Dia da Reforma Luterana. Por isso, escolas, repartições públicas, bancos e boa parte do comercio não abrirão seus estabelecimentos, sendo na prática feriado municipal.
Demais municípios da região que adotam o 31/10 como feriado: Ernestina, Santo Antônio do Planalto, Victor Graeff e Tio Hugo. Devido a data, o Grupo Ceres entrevistou o pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Fábio Staggemeier. Outra comunicade ligada a reforma é a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
A entrevista está na página do Facebook e Instagram (@cerespositiva) do Grupo Ceres de Comunicação.
Entrevista
 
					 
								 
								 
								 
											 
											 
											 
											 
									 
										 
										 
										 
										