Terça-feira, 28 de Outubro de 2025

Terça-feira
28 Outubro 2025

Tempo agora

Chuvas esparsas 15
Chuvas esparsas 15°C | 11°C
Chuvas esparsas
Qua 29/10 13°C | 11°C
Chuvas esparsas
Qui 30/10 18°C | 12°C

Período de matrícula das escolas estaduais gaúchas para 2026 termina no próximo domingo

Estado

28 de outubro de 2025

Período de matrícula das escolas estaduais gaúchas para 2026 termina no próximo domingo
Foto: Reprodução

Termina no próximo domingo (2) o período de matrículas da Rede Estadual de ensino para o ano letivo de 2026 no Rio Grande do Sul. Os interessados em se matricular nas diferentes modalidades de ensino oferecidas pelas 2.320 escolas do Estado devem realizar a inscrição exclusivamente pelo portal de matrículas da Secretaria da Educação (Seduc), no site: escola.rs.gov.br/matriculas.

O processo de rematrícula para quem já é aluno da Rede Estadual também ocorre nesta data. Todos os estudantes da Rede Estadual têm direito a uniformes gratuitos, que devem ser solicitados pela página sobre uniformes da Seduc também até o dia 2 de novembro.

O período de matrículas na Rede Estadual é dividido em etapas. Na inscrição, os pais, responsáveis legais ou os próprios candidatos maiores de idade devem acessar o site de matrículas e preencher a ficha, tendo em mãos obrigatoriamente o CPF do estudante.

Nessa fase, é possível indicar até quatro opções de escolas, por ordem de preferência. Vale salientar que é considerada apenas uma inscrição por CPF do estudante, em caso de mais de um registro, é válido o primeiro cadastro.

Ao final da solicitação, o sistema emite um número de protocolo, que será necessário para consultas e posterior confirmação da matrícula, que ocorre entre os dias 8 e 19 de dezembro presencialmente na escola designada.

O processo de matrícula abrange a oferta de vagas nas seguintes modalidades:

– Ensino Fundamental;
– Ensino Médio, com opção de:
– ensino regular;
– ensino em tempo integral;
– ensino integrado (profissional);
– Educação Profissional e Técnica, por meio das ofertas de:
– Concomitante;
– Subsequente;
– Curso Normal;
– Curso Normal Aproveitamento de Estudos;
– Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Escolas em tempo integral

Para o ano letivo de 2026, a Rede Estadual também passa a contar com 515 instituições de ensino ofertando Tempo Integral: 438 com Ensino Médio (EMTI) e 202 com Ensino Fundamental. No caso das escolas de EMTI, os estudantes também têm acesso à oferta da Educação Profissional, ou seja, é possível realizar cursos técnicos em paralelo às aulas do currículo básico.

Junto com os kits de uniformes escolares, o benefício do Programa Todo Jovem na Escola é maior no EMTI. Os estudantes dessas escolas podem receber a bolsa mensal de R$ 225, desde que se enquadrem nos critérios do programa, que abrange jovens em situação de vulnerabilidade social.

Educação profissional

Para os interessados em cursos técnicos (integrado, subsequente e concomitante) e no Curso Normal e Curso Normal Aproveitamento de Estudos, o período de inscrição também é o mesmo.

No entanto, os critérios de ingresso para essas modalidades seguem os regimentos de cada escola, podendo incluir sorteios ou provas. O sorteio para estes cursos está agendado para o dia 14 de novembro de 2025.

Os cursos subsequentes e concomitantes, que são gratuitos, possuem vagas reservadas para pessoas negras, pessoas indígenas e pessoas com deficiência. Os estudantes que se inscreverem pelas cotas precisam ficar atentos à entrega de documentação e às bancas de heteroidentificação que irão aferir a sua autodeclaração, antes do período de matrículas, entre os dias 1º e3 de dezembro de 2025.

Confirmação da matrícula

A consulta do resultado dos novos alunos estará disponível a partir de 8 de dezembro de 2025 no site de matrículas. Para garantir a vaga, a confirmação da matrícula é feita obrigatoriamente de forma presencial na escola designada, entre os dias 8 e 19 de dezembro. O não comparecimento presencial na escola resultará na perda da vaga.

No momento da matrícula, será necessário apresentar documentos como CPF e certidão de nascimento ou identidade do estudante, documentos do responsável e um comprovante de residência, preferencialmente a fatura de energia elétrica.

Fonte: O Sul