Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025

Quinta-feira
23 Outubro 2025

Tempo agora

Tempo limpo 19
Tempo limpo 25°C | 12°C
Tempo nublado
Sex 24/10 27°C | 13°C
Chuva
Sáb 25/10 29°C | 16°C

Caminhão e ônibus movidos a biocombustível puro da Be8 reduzem emissões em 65%

Economia

23 de outubro de 2025

Caminhão e ônibus movidos a biocombustível puro da Be8 reduzem emissões em 65%
Be8 reduzem emissões em 65%
Foto: Julia Possa/GauchaZH

A primeira etapa da rota-teste de um caminhão e um ônibus da Mercedes Benz movidos com o biocombustível BeVant, da fabricante com sede em Passo Fundo, Be8, já mostrou redução significativa na emissão de dióxido de carbono. Conforme medição do Instituto Mauá, a redução foi de 65% na comparação com o caminhão e ônibus que fazem o mesmo trajeto, mas foram abastecidos por diesel comum.


Os números foram aferidos e divulgados à imprensa na primeira parada da frota, na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). Os quatro veículos saíram de Passo Fundo no começo da manhã de terça (21) rumo a Belém do Pará, onde acontece a COP30 de 10 a 21 de novembro. A ideia da Rota Sustentável é testar a eficiência do BeVant em um percurso de 4 mil quilômetros, do Sul ao Norte do país.
Desenvolvido pela engenharia da Be8 em Passo Fundo, o Bevant é patenteado e pode ser feito com qualquer matéria-prima (de óleo vegetal a óleo de cozinha usado). É puro, usado do transporte rodoviário ao marítimo, pode substituir o uso do diesel em 100% e pelo menos 10% mais barato que o diesel comercial.


Para o teste, os veículos vão carregados com pesos semelhantes à média do transporte rodoviário brasileiro. Os caminhões, por exemplo, transportam mais de 1.680 cestas básicas, que serão distribuídas a comunidades de Belém do Pará. Os resultados chamam a atenção: do tanque de combustível à roda (ou seja, quanto emite o veículo rodando), a redução foi de 99% em emissões de CO2 na comparação com os veículos abastecidos com diesel. A redução de 65% é do poço à roda (ou seja, da origem do combustível à utilização do veículo).
Hoje, a Be8 tem capacidade de produção diária de 120 mil litros de Bevant por dia e 4,5 milhões de litros de bicombustível.

Fonte:Julia Possa/GauchaZH