Zelensky apoia ideia de Trump de congelar linhas de frente atuais
22 de outubro de 2025
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse na quarta-feira (22) que o apelo do presidente dos EUA, Donald Trump, para que a Ucrânia e a Rússia parem nas linhas de frente atuais é “um bom compromisso”.
“Tivemos mais de duas horas de conversa sobre diferentes temas, com muitos detalhes”, disse o líder ucraniano ao falar sobre sua reunião com o presidente americano na Casa Branca na semana passada.
“Os detalhes mais importantes do que discutimos foram sobre como nos defender, como ter unidade e garantias de segurança, e o papel dos Estados Unidos, que é importante nessas garantias de segurança para o futuro da Ucrânia, e como agora avançar para decisões políticas — quero dizer, negociações de paz, uma via diplomática para parar Putin”, continuou Zelensky. “Após a nossa conversa, vocês viram mensagens públicas do president Trump, ele propôs mantermos as posições atuais e começarmos uma conversa — acho que foi um bom compromisso”, finalizou.
O líder ucraniano afirmou que não acredita que o presidente russo, Vladimir Putin, apoie a proposta de Trump.
“A Rússia não está parando, e é por isso que temos que agir juntos — todos nós, parceiros europeus junto com os Estados Unidos — exercendo pressão sobre (o presidente russo) Vladimir Putin”, disse Zelensky.
Fonte: CNN