Sábado, 18 de Outubro de 2025

Sábado
18 Outubro 2025

Tempo agora

Tempo nublado 17
Tempo nublado 17°C | 11°C
Parcialmente nublado
Dom 19/10 18°C | 7°C
Tempo limpo
Seg 20/10 20°C | 7°C

China e Estados Unidos concordam com novas negociações para aliviar tensão comercial

Mundo

18 de outubro de 2025

China e Estados Unidos concordam com novas negociações para aliviar tensão comercial
Países voltam a conversar após ameaças mútuas de tarifas e restrições estratégicas.
Foto: REUTERS/Tingshu Wang

A China e os Estados Unidos concordaram neste sábado, 18, em realizar uma rodada de negociações comerciais na próxima semana. O objetivo é evitar uma nova escalada na guerra tarifária entre as maiores economias do mundo.

Na semana passada, Pequim anunciou restrições às exportações de metais de terras raras, essenciais para indústrias como tecnologia e defesa, levando o presidente dos EUA, Donald Trump, a ameaçar tarifas retaliatórias de 100%.

O magnata republicano também alertou sobre o cancelamento de uma reunião aguardada com seu colega chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, no final deste mês, à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

No mais recente sinal de esforços para resolver a disputa, a mídia estatal chinesa relatou que o vice-primeiro-ministro He Lifeng e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, mantiveram “trocas francas, profundas e construtivas” durante uma ligação telefônica na manhã de sábado.

Ambos os lados concordaram em realizar uma nova rodada de negociações comerciais “o mais rápido possível”.

Bessent já havia acusado a China de tentar prejudicar o resto do mundo ao endurecer as restrições às terras raras.

O representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, também participou da videoconferência, de acordo com uma reportagem da agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Horas antes da ligação, a Fox News publicou trechos de uma entrevista com Trump na qual ele afirmou que se encontraria com Xi na cúpula da APEC.

Fonte: O Sul