Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025

Quinta-feira
16 Outubro 2025

Tempo agora

Chuvas esparsas 20
Chuvas esparsas 21°C | 16°C
Chuva
Sex 17/10 20°C | 16°C
Chuvas esparsas
Sáb 18/10 18°C | 9°C

Encontro Abelheiro vai plantar 700 mudas de árvores

Encontro Abelheiro

16 de outubro de 2025

Encontro Abelheiro vai plantar 700 mudas de árvores
27 mil pessoas visitaram o 3° Encontro Abelheiro
foto: Arquivo / Encontro Abelheiro

Evento de Carazinho é o primeiro no mundo no setor de abelhas a realizar a compensação do carbono emitido

Além da valorização da cadeia produtiva das abelhas e de seus protagonistas, o Encontro Abelheiro também tem um compromisso com a sustentabilidade. Isso ganhou ainda mais força neste ano, já que a terceira edição, realizada no final de setembro, vai compensar todas as emissões de carbono geradas.

– Somos o primeiro evento no mundo no setor de abelhas que pode ser considerado carbono neutro. Além de defender a proteção do meio ambiente, procuramos fazer na prática ações que colaborem com a sustentabilidade. O cuidado com o mundo em que vivemos depende de cada um de nós – destaca César de Souza, presidente do Encontro Abelheiro.

No começo do ano, a comissão organizadora firmou uma parceria com a empresa Greena, que realizou antes, durante e após a programação um levantamento da emissão de gases do efeito estufa gerada pelo Encontro Abelheiro.

O estudo e o volume emitido

O estudo levou em conta diversos fatores, como: público total; número de trabalhadores no evento; quantidade de expositores; distância percorrida por todas essas pessoas de ida e volta entre suas cidades de origem e Carazinho; consumo de energia elétrica; quantidade de resíduos gerada; transporte de infraestrutura e materiais, entre outras questões.

O levantamento aponta uma emissão de 108,5 toneladas de carbono. O consumo estimado de combustível consumido no deslocamento de todas as pessoas que foram ao evento foi o principal fator de emissão, responsável por mais de 95%.

Em paralelo às medições das emissões de gases de efeito estufa do evento, os expositores e parceiros participaram de uma avaliação conduzida pela Greena e conquistaram o Selo de Compromisso com o ODS 2 – Agricultura Sustentável. Essa certificação reconhece o engajamento das empresas em práticas que promovem uma produção mais responsável, fortalecem a segurança alimentar e contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ações de compensação

Para compensar esse volume emitido, o estudo indica a necessidade do plantio de 705 mudas de árvores nativas. Esse plantio será feito ainda em 2025 pela comissão organizadora do evento num grande compromisso com a sustentabilidade e que vai gerar um selo de evento carbono neutro para o Encontro Abelheiro.

– Nós utilizamos metodologias certificadas para verificar o quanto de carbono foi emitido em situações relacionadas ao evento. O plantio de árvores é uma das formas mais práticas de fazer essa compensação. Nossos parabéns ao Encontro Abelheiro por ter essa preocupação e por ser um exemplo de sustentabilidade – ressalta Janaina Balbinot Mazutti, engenheira ambiental e co-fundadora da Greena.

O Encontro Abelheiro

O Encontro Abelheiro é um evento que valoriza a criação de abelhas com e sem ferrão, apresentando conteúdos técnicos, exposição de produtos para a criação de abelhas, artesanato, exposição de coelhos, o pavilhão da Agricultura Familiar e, claro, muita venda e degustação de mel.

A terceira edição teve 180 expositores e reuniu cerca de 27 mil visitantes. A movimentação financeira foi de cerca de R$ 800 mil. O evento é realizado pela Aliança Abelheira e conta com o apoio de Védera e Melero, entre diversos outros apoiadores.

O 4° Encontro Abelheiro já tem data definida para acontecer, será nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2026, mais uma vez firmando seu compromisso na defesa e valorização do rico universo da criação de abelhas e seus protagonistas.