Quarta-feira, 08 de Outubro de 2025

Quarta-feira
08 Outubro 2025

Tempo agora

Tempo limpo 19
Tempo limpo 19°C | 5°C
Chuvas esparsas
Qui 09/10 18°C | 9°C
Chuvas esparsas
Sex 10/10 23°C | 11°C

Asteroide sobrevoa Antártida em uma das aproximações mais próximas da Terra

Mundo

08 de outubro de 2025

Asteroide sobrevoa Antártida em uma das aproximações mais próximas da Terra
Asteroide possui entre um e três metros de diâmetro
Foto: ESA / Las Cumbres Observator

Um asteroide de pequenas dimensões, batizado como 2025 TF, sobrevoou a Antártida e realizou uma das aproximações mais próximas da Terra já registradas. O evento ocorreu na última quarta-feira, dia 1º, e foi divulgado nesta segunda-feira (6) pela Agência Espacial Europeia (ESA).

O asteroide passou a uma distância de apenas 428 quilômetros da superfície do planeta. Essa altitude é notavelmente baixa, sendo semelhante à órbita da Estação Espacial Internacional (ISS), que varia entre 370 e 460 quilômetros.

Observação e risco

O objeto, que possui entre um e três metros de diâmetro, não representa um perigo significativo devido ao seu tamanho reduzido. A ESA afirmou em comunicado que asteroides dessa escala “podem produzir bolas de fogo se atingirem a atmosfera terrestre e podem resultar na descoberta de pequenos meteoritos no solo”.

A primeira observação do 2025 TF foi feita pelo Catalina Sky Survey, um programa de monitoramento dos Estados Unidos gerenciado pela NASA. Logo após a descoberta, astrônomos do Escritório de Defesa Planetária da ESA também rastrearam o asteroide usando o telescópio do Observatório Las Cumbres em Siding Spring, na Austrália.

A ESA destacou o feito de rastreamento: “Rastrear um objeto em escala métrica na vasta escuridão do espaço em um momento em que sua localização ainda é incerta é um feito impressionante. Essa observação ajudou os astrônomos a determinar a distância e o tempo de aproximação fornecidos acima com tamanha precisão.”

Fonte: Correio do Povo