Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025

Quinta-feira
13 Novembro 2025

Tempo agora

Tempo nublado 25
Tempo nublado 26°C | 17°C
Tempo nublado
Sex 14/11 26°C | 16°C
Chuva
Sáb 15/11 26°C | 18°C

Rio Grande do Sul lidera ranking nacional de novos artesãos cadastrados em 2025

Estado

07 de outubro de 2025

Rio Grande do Sul lidera ranking nacional de novos artesãos cadastrados em 2025
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul alcançou o primeiro lugar no Brasil em número de novos artesãos cadastrados em 2025 e no último mês divulgado (setembro), segundo o ranking atualizado pelo PAB (Programa do Artesanato Brasileiro). O Estado foi destaque no mês de setembro, mantendo a liderança nacional em razão das ações desenvolvidas com foco na valorização cultural e na inclusão produtiva.

Um dos principais fatores para esse desempenho foi o trabalho realizado em aldeias indígenas, especialmente nos municípios de Tenente Portela, Redentora e Ronda Alta, que aparecem entre os que mais emitiram novas carteiras no período no Rio Grande do Sul. Essas iniciativas têm promovido o reconhecimento, a formalização do artesanato indígena, e contribuído para sua preservação e geração de renda.

O resultado é o importante trabalho das equipes das agências da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social), vinculada à STDP (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional), que desempenham um papel essencial no atendimento aos artesãos em todo o interior do Estado.

As unidades são responsáveis por receber e encaminhar os pedidos de emissão da carteira estadual e nacional do artesão, além de orientar os profissionais sobre os benefícios e as oportunidades disponíveis por meio do PGA (Programa Gaúcho de Artesanato) e do PAB.

Até setembro, o RS já contabiliza 524 carteiras emitidas no mês e 1.809 novos artesãos cadastrados no ano, à frente de Estados como Ceará, Pará, Rio de Janeiro e Paraná, que completam os cinco primeiros colocados no ranking nacional.

Fonte: O Sul