Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025

Quinta-feira
02 Outubro 2025

Tempo agora

Tempo nublado 20
Tempo nublado 18°C | 15°C
Chuva
Sex 03/10 18°C | 16°C
Chuva
Sáb 04/10 26°C | 15°C

Caminhada de conscientização contra o câncer de mama abre a programação do Outubro Rosa em Não-Me-Toque 

De Olho na Rua, Não-Me-Toque

02 de outubro de 2025

Caminhada de conscientização contra o câncer de mama abre a programação do Outubro Rosa em Não-Me-Toque 
Outubro Rosa desenvolve ações preventivas contra o câncer
Foto: Felipe Keller/GCC

Nesta quinta-feira (2), começou oficialmente a programação do Outubro Rosa em Não-Me-Toque, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. Diversas atividades estão sendo promovidas por meio de uma ação conjunta entre a Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Amigos da Vida.

As ações de mobilização começaram por volta das 15h45min, com uma caminhada de abertura do Outubro Rosa, saída da Unidade Básica de Saúde Central indo até a sede da Prefeitura. Dentro da programação, haverá coletas preventivo do câncer de colo de útero e exames de mama nas Unidades Básicas de Saúde do município.

A presidente da Associação Amigos da Vida, Amelia Sebastiany, em entrevista ao Grupo Ceres, ressaltou que homens também podem participar do grupo, mencionando parte dos trabalhos realizados no apoio as mulheres com câncer.  

“Quando a pessoa quer uma conversa temos uma sala que fica anexo ao Hospital Alto Jacuí, e estamos nas quintas-feiras para prestar um apoio. Mensalmente ofereçamos café para sala de espera – Hospital de Clínicas de Carazinho (HCC) -, uma forma de carinho para ajudar as pessoas que estão esperando fazer sessão de quimioterapia”, explica.

A entidade também empresta perucas e suporte psicológico, seja este, individual ou em grupo. De acordo com a secretária de Saúde, Liliane Epern, este é um período de conscientização e prevenção.  

“É um momento que reforçamos a prevenção contra o câncer, oportunizando exames fora do horário de expediente, aos sábados, em todas as unidades de saúde”, comenta. A secretária ainda alerta que “o índice de câncer de mama está cada vez maior e nossa taxa de mortalidade no município é bem alta”, completa.  

Segue (abaixo) a programação completa do Outubro Rosa. A entrevista com as entrevistada está disponível na página do Facebook e Instagram (@cerespositiva) do Grupo Ceres de Comunicação. Em breve, também, no YouTube @CanalGrupoCeres.

Programação

Entrevista