Câmara aprova isenção do IR e taxação de alta renda
02 de outubro de 2025
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1.º) o projeto do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que isenta de Imposto de Renda (IR) quem recebe até R$ 5 mil mensais – e, em contrapartida, eleva a tributação da alta renda. A isenção do IR é uma das principais apostas de Lula para a reeleição e deve beneficiar cerca de 16 milhões de pessoas.
O projeto de lei (PL) 1087/2025 obteve 493 votos a favor e nenhum contra. Agora, a proposta segue para apreciação do Senado Federal. Todos as bancadas orientaram pela aprovação do texto. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou a isenção do IR representa “um alívio no bolso dos trabalhadores” e destacou a “intensa articulação política” para viabilizar a votação.
Nesta manhã, ele já havia dito que a isenção do IR sempre foi “prioridade” da sua gestão. O presidente Lula agradeceu a Motta, a Lira e aos líderes partidários pela aprovação do projeto. Ele afirmou que a Câmara deu “um passo histórico na construção de um Brasil mais justo”.
Fonte: Gazeta do Povo.