Comissão de Mulheres do Sindicato Rural fortalece vínculo com o cooperativismo na Cotrijal
01 de outubro de 2025

A experiência cooperativista esteve no centro de mais uma etapa da série de encontros da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, que busca aproximar as participantes das tecnologias, inovações e estratégias do setor agropecuário. Desta vez, o grupo conheceu de perto a Cooperativa Cotrijal, em Não-Me-Toque, em uma imersão nos programas, iniciativas e processos que fortalecem o agro, o cooperativismo e as famílias associadas.
As produtoras foram recebidas na Sede Administrativa pelo presidente Nei César Manica, pelo vice-presidente Enio Schroeder e pela equipe de Marketing e Cooperativismo. Na abertura da programação, o presidente deu as boas-vindas às mulheres e fez uma apresentação institucional, relatando os diferenciais do modelo cooperativista, destacando as ações da Expodireto Cotrijal e o novo projeto de intercooperação Soli 3, voltado ao processamento de soja. Durante sua fala, reforçou ainda a importância da participação ativa das mulheres na atividade rural.
Complementando a apresentação, o vice-presidente abordou a governança na cooperativa, as estruturas e números da Cotrijal, além de destacar o papel do cooperativismo no fortalecimento do agro.
A coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Leticia Toledo Bonzanini, detalhou as ações cooperativistas junto aos associados e suas famílias, ressaltando que os programas Somos, voltado para os líderes de núcleo; Mais Elas, que promove a participação feminina; Supernova, direcionado aos jovens; e Brotinho, para as crianças, buscam fortalecer o vínculo das famílias com a cooperativa, gerar conhecimento, incentivar a participação ativa e criar oportunidades de desenvolvimento para todos os públicos.
A gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Simone Roehrig, explicou o trabalho da área de gestão de pessoas, destacando papéis e responsabilidades, modelo de atuação, desempenho, reconhecimento e carreira, sendo possível contextualizar como essas práticas podem ser aplicadas na gestão de colaboradores nas propriedades rurais.
Na sequência, o grupo visitou a Unidade de Beneficiamento de Sementes, onde a gerente Marcela Schiochet evidenciou os processos que vão da multiplicação ao tratamento industrial, garantindo sementes que atendem aos padrões exigidos e proporcionam eficiência e produtividade no campo. O difusor de multiplicação de sementes, Rodrigo Feron, conduziu um tour pelas instalações, encerrando no Laboratório de Sementes.
A agenda encerrou com um momento de integração e confraternização, incluindo coquetel. Para a coordenadora da comissão, Michele Birck, a visita reforça a importância dessas experiências:
“É muito gratificante para todas nós vivenciarmos essas experiências nas empresas. Foi muito oportuno conhecer mais sobre o modelo cooperativista e como as iniciativas e o trabalho da Cotrijal se conectam com as famílias dos associados e com o desenvolvimento do agro e do cooperativismo. Cada visita é uma oportunidade de aprendizado e inspiração para ampliarmos nosso protagonismo no campo”, destacou.
O presidente Nei César Manica destacou o compromisso histórico da Cotrijal com a participação feminina:
“Agradecemos imensamente a visita deste grupo tão engajado. A Cotrijal desenvolve um trabalho contínuo com as mulheres há muitos anos, inclusive celebraremos neste ano a 30ª edição do tradicional Encontro de Mulheres, além, é claro, das ações frequentes do Programa Mais Elas. É um prazer receber a Comissão do Sindicato Rural, que vem em busca de conhecimento e experiências para aplicar em suas propriedades e comunidades”, salientou.


Fonte: Ana Cláudia Stumm – Sindicato Rural de Não-Me-Toque.