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Botão para contestar fraudes via Pix já está disponível nos aplicativos dos bancos

Economia

01 de outubro de 2025

Botão para contestar fraudes via Pix já está disponível nos aplicativos dos bancos
A nova ferramenta permite contestar fraudes, golpes ou cobranças indevidas de forma rápida e acessível.
Foto: Agência Brasil

As instituições financeiras passaram a disponibilizar nesta quarta-feira (1º), nos seus aplicativos, um botão para que uma transação via Pix possa ser facilmente contestada.

De acordo com o BC (Banco Central), a nova ferramenta permite contestar fraudes, golpes ou cobranças indevidas de forma rápida e acessível, sem precisar telefonar para o banco. “O principal objetivo do autoatendimento é garantir agilidade na contestação”, explicou a autoridade monetária.

“Esse será o canal por meio do qual o usuário deve solicitar a devolução dos valores extraídos por meio de fraude. O autoatendimento do MED [mecanismo de devolução] dará mais agilidade e velocidade ao processo de contestação de transações fraudulentas, o que aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do fraudador para viabilizar a devolução para a vítima”, acrescentou a autoridade monetária.

Segundo o BC, o mecanismo funciona da seguinte forma:

1- O cliente reporta que há uma transação suspeita, como golpes, coerção ou acesso fraudulento, por exemplo.

2- O banco envia uma notificação às instituições financeiras envolvidas.

3- O saldo é bloqueado imediatamente na conta recebedora.

4- As instituições financeiras analisam o caso posteriormente.

“Em casos de golpes ou fraudes, a devolução dos recursos depende da análise das instituições envolvidas e da existência de saldo na conta do usuário recebedor”, acrescentou o BC.

Os prazos de devolução são de até 11 dias nos casos de fraudes e de até 24 horas para falhas operacionais do Pix automático.

Sistema financeiro

De acordo com a ABBC (Associação Brasileira de Bancos), o MED (mecanismo de devolução) não é uma ferramenta que aumenta a segurança antifraude, mas contribui para o monitoramento dos casos e permite que o cidadão forneça informações que agilizam o bloqueio e a devolução de valores em situações de fraude ou golpe.

Fonte: O Sul.