Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025

Sexta-feira
26 Setembro 2025

Tempo agora

Parcialmente nublado 21
Parcialmente nublado 22°C | 9°C
Chuvas esparsas
Sáb 27/09 24°C | 10°C
Chuva
Dom 28/09 16°C | 11°C

Queda de avião de pequeno porte mata famoso arquiteto chinês e dois cineastas brasileiros no Mato Grosso do Sul

Notícias

24 de setembro de 2025

Queda de avião de pequeno porte mata famoso arquiteto chinês e dois cineastas brasileiros no Mato Grosso do Sul
Piloto de aeronave também morre em acidente aéreo na região de Aquidauana
Foto: Polícia Civil MS / Divulgação / CP

Um avião de pequeno porte caiu no Pantanal do Mato Grosso do Sul, na região de Aquidauana. A ocorrência foi registrada na noite desta terça-feira, 23, de acordo com o Corpo de Bombeiros e causou a morte de quatro homens, entre eles o arquiteto chinês Kongjian Yu. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.

Segundo o G1, as vítimas são: Marcelo Pereira de Barros (piloto e proprietário da aeronave), o arquiteto chinês Kongjian Yu, Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr.

O acidente acabou matando também o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o documentarista Rubens Crispim Jr.

Quem era Kongjian Yu

Kongjian Yu, 62, era um arquiteto paisagista e urbanista chinês. Ele era professor na Universidade de Pequim e fundador da Turenscape, um escritório de design especializado em arquitetura paisagística, planejamento urbano e restauração ecológica.

O arquiteto ficou reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja”. Recentemente, Kongjian Yu foi um dos principais palestrantes da Conferência Internacional do Congresso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil 2025, que aconteceu de 4 a 6 de setembro, em Brasília.

Yu nasceu em 1963, na vila Dongyu, Jinhua, província de Zhejiang, China, em uma família de agricultores. Ele é, ainda, consultor do governo chinês. Já projetou obras em mais de 70 cidades, que hoje são capazes de receber uma alta quantidade de chuva.

Segundo a revista Fapesp, em seus premiados projetos em cidades chinesas, Yu adotava a natureza e a metodologia conhecida como soluções baseadas na natureza para absorver, limpar e usar as águas fluviais e pluviais, em vez de expulsá-las com pressa das áreas urbanas com canalizações.

Fonte: Correio do Povo.