Milhares de pessoas acompanharam o Desfile de 20 de Setembro em Porto Alegre
20 de setembro de 2025

O Desfile Farroupilha deste 20 de Setembro em uma manhã de sábado nublada e de abafamento em Porto Alegre, foi marcado pela emoção e pelo orgulho gaúcho de suas raízes. Mais de 2 mil pessoas cruzaram a avenida Edvaldo Pereira Paiva, na orla do Guaíba, para a celebração máxima da tradição do Rio Grande do Sul, que foram assistidas por cerca de 5 mil pessoas, segundo estimativas da Brigada Militar.
A manhã foi dividida em dois momentos principais. O primeiro deles foi o desfile cívico-militar, com a participação de 1,3 mil integrantes das forças de segurança do Estado e 180 viaturas, entre veículos históricos e em atividade.
Já o desfile tradicional reuniu 550 cavalarianos de entidades tradicionalistas de diversas regiões do Estado, além de casais de prendas e peões do Rio Grande do Sul. Sob comando da comunicadora Ana Claudia Feltrin e do poeta e declamador Odilon Ramos, o desfile avançou no ritmo do grupo Alma Gaudéria, vencedor do concurso da canção-tema dos Festejos 2025.
Antes do início do evento, o governador Eduardo Leite passou a tropa em revista, sinal de respeito e confiança às Forças de Segurança do Estado.
“O 20 de Setembro reforça nossa unidade, a identidade do povo gaúcho e tudo aquilo que nos faz peculiares, característicos. Somos um povo diverso, mas unido pela nossa cultura e tradição, e e esse dia é uma bela oportunidade para reforçar o laço dessa identidade”, destacou o governador.
O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Alessandro Gradaschi, ressaltou o papel das entidades tradicionalistas para a preservação cultural. “Esse momento pra todos nós gaúchos é de reafirmar o nosso compromisso com o respeito e, para nós do Movimento Tradicionalista, valorizar o sentimento de força e de resiliência do gaúcho, porque a nossa formação como povo se baseou nisso, na luta, no amor à cultura e às tradições”, disse.
O Desfile Farroupilha 2025 encerrou os festejos de setembro em Porto Alegre, reafirmando a importância da memória coletiva, da preservação das tradições e da participação popular na construção da identidade cultural do Estado.
Os Festejos Farroupilhas celebram anualmente a Revolução Farroupilha (1835–1845), um movimento marcante na identidade política e cultural do Rio Grande do Sul. Organizados por uma comissão especial desde 2020, com apoio da Secretaria da Cultura (Sedac) e do MTG, os Festejos se estendem de agosto a setembro, incluindo o Acendimento da Chama Crioula, o Acampamento e o Desfile Farroupilha, reunindo Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), piquetes e manifestações culturais tradicionais.
Para a edição de 2025, a Comissão Organizadora definiu como tema “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, prestando homenagem aos 100 anos de nascimento do comunicador e declamador Darcy Fagundes e celebrando sete décadas do emblemático programa de rádio “Grande Rodeio Coringa”.
O patrono escolhido foi o engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico Mário Barboza de Mattos, figura importante desde os primórdios do MTG e primo de Barbosa Lessa, de reconhecidas contribuições à cultura gaúcha.
Fonte: O Sul