Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025

Segunda-feira
08 Setembro 2025

Tempo agora

Chuva 16
Chuva 19°C | 14°C
Chuva
Ter 09/09 15°C | 10°C
Tempo limpo
Qua 10/09 22°C | 8°C

Inauguração do Instituto Lapidar em Não-Me-Toque desperta sonhos e oportunidades

Boas notícias

08 de setembro de 2025

Inauguração do Instituto Lapidar em Não-Me-Toque desperta sonhos e oportunidades

Nem mesmo a chuva desta segunda-feira (8) foi capaz de apagar o brilho de um dia histórico para Não-Me-Toque. Foi inaugurado o Instituto Lapidar, um espaço que já nasce cheio de significado. Na rua Frei Olímpio Reichert, a cerca baixa, o jardim florido e o azul dos detalhes pareciam convidar cada pessoa a entrar. O clima era de festa e esperança. Dentro da casa, cada detalhe foi pensado para acolher e inspirar, criando um ambiente simples e cheio de significado, preparado para receber crianças que agora terão ali um lugar para aprender, sonhar e descobrir talentos.

O Instituto Lapidar nasceu de um sonho antigo de família e agora se torna realidade. Ali, cada criança terá a chance de “lapidar” seus talentos, como explica a Diretora-presidente e sócia fundadora, Nicole Stapelbroek Trennepohl. “Lapidar para nós é dar oportunidades, para que essas crianças e jovens que frequentarão o instituto possam se polir, se desenvolver e demonstrar esse brilho que é natural delas, mas que muitas vezes estava escondido por falta de oportunidades.”

Para Susana Stapelbroek Trennepohl, Presidente do Conselho Superior e sócia fundadora, o mais importante é que o espaço seja inclusivo. “É muito gratificante poder dar oportunidades para todas as pessoas, porque cada uma delas carrega um potencial único. Quanto mais portas abrirmos, mais sonhos vamos ajudar a transformar em realidade.”

Com cerca de 90 vagas iniciais, neste primeiro momento o espaço vai oferecer cursos de inglês, artes e educação financeira no contraturno escolar, totalmente gratuitos para crianças da rede pública. Mas o projeto não para por aí: já há planos de expandir para oficinas profissionalizantes e de conhecimentos gerais, incluindo fotografia, gastronomia e até adestramento de cães. A ideia é que, no futuro, mais crianças possam participar das atividades do Instituto, ampliando o acesso para todos que tiverem interesse

Mais do que um espaço de ensino, o Instituto nasce como um ponto de encontro entre sonhos e possibilidades. A presidente da Apae e Membro do Conselho Superior, Márcia Stapelbroek, traduziu em palavras o sentimento que permeou a inauguração. “As pessoas precisam de oportunidade. Porque mesmo o maior dos gênios precisou de alguém que acreditasse nele. Às vezes é um gatilho, uma atividade simples, que desperta motivação. Quando isso acontece, a mudança vai além do indivíduo, alcança a família e a comunidade.”

A criação do Instituto foi um esforço coletivo. Poder Executivo, Legislativo e Secretaria de Educação se uniram para ouvir pais e alunos, mapeando os desejos e necessidades da comunidade. A vice-presidente do Legislativo, Neca Trennepohl Crestani, lembra do entusiasmo das crianças durante esse processo. “Nós levamos a ideia às escolas para saber o que eles queriam aprender. Os pais e alunos ficaram emocionados ao ver o projeto sair do papel. Aplaudiram de pé. É disso que se trata: dar a oportunidade para que cada criança mostre o que tem de melhor.”

Para o diretor-presidente do Grupo Ceres de Comunicação e sócio fundador do Instituto Lapidar, Gilson Lari Trennepohl, a inauguração é a concretização de um sonho de mais de uma década. “Há 14 anos pensávamos em criar algo assim. Hoje, ver esse espaço cheio de vida é emocionante. Eu também tive minha chance na vida, agarrei com unhas e dentes, e agora é hora de devolver isso às crianças que precisam de oportunidade para brilhar.”

O sentimento é compartilhado por toda a família. O diretor-presidente da Stara e sócio fundador, Átila Stapelbroek Trennepohl, reforça que esta não é uma ação de uma única empresa, mas um projeto comunitário. “Esse é um projeto da comunidade para a comunidade. É sobre dar a essas crianças a chance de explorar suas habilidades para que se tornem pessoas ainda melhores. Não existe nada mais gratificante do que ver alguém crescer porque teve oportunidade.”

Dentro do Instituto, o barulho da chuva parecia distante. O que se ouvia eram risos, conversas e a movimentação de quem ajudou a tornar possível o que antes era apenas um plano. A atmosfera era de esperança.

Os quadros das paredes, as flores no jardim, os livros e materiais preparados para as primeiras aulas carregam um simbolismo que vai além da decoração. Representam a crença de que educação é a chave para transformar vidas.

O Instituto Lapidar se propõe a ser justamente isso: um espaço onde aprender é também descobrir quem se é. Onde cada criança pode encontrar o que faz brilhar seus olhos — e assim iluminar o futuro de toda a comunidade.