Universidade de Passo Fundo sedia o XI Congresso Gaúcho de Direito de Família e Sucessões
05 de setembro de 2025

Nos dias 5 e 6 de setembro de 2025, a Universidade de Passo Fundo (UPF) é o palco do XI Congresso Gaúcho de Direito de Família e Sucessões, um dos maiores eventos da Sociologia Jurídica na América Latina. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS), o encontro aborda o tema: “Direito e Sociedade Latino-Americana Frente às Mudanças Climáticas”.
O congresso reúne especialistas e profissionais de diversas áreas, do Direito, Psicologia, Serviço Social e Mediação, para um debate interdisciplinar sobre os impactos jurídicos e sociais das transformações climáticas nas dinâmicas familiares.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos científicos, além de oportunidades de troca de conhecimento entre os participantes. Um momento importante do evento será a homenagem ao professor e advogado Vitor Hugo Oltramari, por sua contribuição ao avanço do Direito de Família e Sucessões no Rio Grande do Sul.
Para o presidente do IBDFAM/RS, Conrado Paulino da Rosa, o retorno a Passo Fundo foi especial: “Nós já realizamos uma edição do Congresso Gaúcho na cidade há dez anos e agora voltamos com muita alegria. Nesta edição, além da justa homenagem ao professor Vitor Hugo Oltramari, temos dois dias de intensos debates com 350 congressistas discutindo temas fundamentais dentro do Direito de Família e Sucessões, sempre com uma visão interdisciplinar. Essa é a marca do IBDFAM”, destaca.
Ele também destacou a relevância do tema na atualidade. “Hoje, vivemos um momento importante, pois está em tramitação o Projeto de Lei nº 4/2025, que propõe revisar o Código Civil Brasileiro. Muitos dos painéis do congresso se voltam justamente para essa discussão. Assim, além da teoria, o congresso proporciona contato direto com a prática do Direito de Família, o que enriquece ainda mais a experiência dos participantes”, comenta.
A coordenadora do curso de Direito da UPF, professora Renata Tagliari, ressaltou a importância acadêmica da realização do evento na instituição: “É um prazer enorme para a Universidade e para o nosso curso receber o XI Congresso Gaúcho de Direito de Família e Sucessões. O congresso agrega não apenas conhecimento profissional, mas principalmente acadêmico, permitindo que nossos alunos tenham a experiência de ouvir e interagir com autores que são referência nas leituras indicadas em sala de aula. Esse encontro integra pesquisa, ensino, extensão e prática, o que é extremamente gratificante para nós, operadores do Direito e, em especial, para quem atua no ensino”, ressalta.
Fonte: Ascom UPF