Início de setembro será marcado por temporais isolados no Rio Grande do Sul
31 de agosto de 2025

A Defesa Civil estadual, por meio do seu Centro de Monitoramento, atualizou neste domingo (31) as condições do tempo para o Rio Grande do Sul no início de setembro. A previsão indica temporais isolados, com chuva forte, descargas elétricas, granizo e rajadas intensas de vento a partir de segunda-feira (1º).
O avanço de uma frente fria pelo oceano, aliado ao fluxo de calor e umidade vindos do Norte do país, deve provocar chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados no Oeste, Campanha, Centro, Missões e Noroeste. No decorrer da tarde e da noite, as instabilidades se mantêm nessas regiões e avançam para o Sudeste, Vales e Norte, ainda com risco de temporais, vento forte, pancadas intensas de chuva e granizo.
Os volumes previstos variam entre 10 e 30 milímetros por dia, podendo alcançar até 60 milímetros em pontos do Oeste, Missões e parte do Centro. No Sul e no Litoral Médio, a expectativa é de pancadas isoladas de chuva fraca a moderada, acompanhadas de eventuais descargas elétricas.
As rajadas de vento devem variar entre 40 e 50 km/h na maior parte do território gaúcho, podendo chegar a 80 km/h em áreas do Sul, Litoral e Serra. A presença de um sistema de alta pressão em alto-mar também favorece o mar agitado em toda a faixa costeira.
Para terça (2) e quarta-feira (3), a tendência é de intensificação das instabilidades, com a permanência da frente fria e o reforço da umidade vinda do Norte. Nesses dias, há risco de temporais isolados com raios, granizo e ventos fortes no Oeste, Missões, Centro, Campanha, Sul, Litoral, Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre. Nessas áreas, os acumulados devem variar entre 30 e 60 milímetros por dia, podendo ultrapassar os 100 milímetros em localidades do Sul, Centro, Oeste e Missões.
Nas demais regiões, embora haja possibilidade de temporais, não são esperados volumes expressivos de chuva. O vento pode variar entre 30 e 50 km/h na maior parte do Estado, mas superar os 80 km/h em meio às instabilidades.
Previsão hidrológica
A Defesa Civil informou que os níveis dos rios seguem dentro da normalidade em quase todo o Estado, com algumas estações em atenção e alerta para inundação nos rios Jacuí e Gravataí. Apesar disso, as tendências atuais são de estabilidade e declínio, devido à ausência de chuva significativa nos últimos dias.
Com os volumes previstos para os próximos dias, a recomendação é de atenção nas áreas em destaque no mapa hidrológico. Há possibilidade de elevação rápida em arroios, córregos e pequenos rios, além da recarga dos principais rios, com chance de atingirem cotas de atenção para inundação. Em áreas urbanas, podem ocorrer alagamentos pontuais conforme a intensidade das precipitações.