Proteger colmeias é garantir o futuro da produção agrícola
29 de agosto de 2025

As estratégias sustentáveis que conciliam produtividade no campo e preservação de polinizadores serão um dos temas explorados durante o 3º Encontro Abelheiro, que acontecerá de 26 a 28 de setembro em Carazinho. A palestra “Boas Práticas Integradas: da polinização à produtividade agrícola” está marcada para o primeiro dia do evento e é promovida pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), através do programa Colmeia Viva.
A palestra, ministrada pelo técnico em segurança do trabalho e biotecnologia, apicultor, meliponicultor e fundador do Instituto Guardião das Abelhas, Fernando Augusto Souza Floriano, ao lado da sócia-fundadora da organização, Luana Maria Nogueira, destacará experiências e orientações práticas sobre como a integração entre criação de abelhas e agricultura pode ser benéfica para todos os envolvidos, inclusive para o meio ambiente.
– A boa relação entre o apicultor e o produtor é fundamental para a preservação ambiental. Por meio das boas práticas de aplicação e de uma comunicação eficiente, conseguimos não apenas proteger as abelhas que pertencem a criadores, mas também aquelas que vivem soltas na natureza – afirma Souza.
A correta integração entre apicultura, meliponicultura e agricultura comercial é um tema que permeia as trocas de informações desde a primeira edição do Encontro Abelheiro. “Quando decidimos que o Encontro Abelheiro não seria apenas um evento comercial e teria também debates e palestras, obviamente que a importância da eficiência das aplicações agrícolas para a preservação de colmeias seria um dos principais temas a serem abordados. Certamente os representantes do Sindiveg trarão informações importantes para criadores de abelhas e produtores rurais – destaca César de Souza, presidente do Encontro Abelheiro.
Cooperação que dá resultados!
Para Luana, essa cooperação entre agricultura e criação de abelhas se reflete diretamente nos resultados do campo. “Além de preservar as populações de abelhas – sejam silvestres ou manejadas – é possível observar um acréscimo real na produtividade. A integração dos setores favorece a produtividade com respeito às abelhas e ao meio ambiente”, explica.
O conteúdo da palestra reforça a importância do manejo consciente, da cooperação entre os profissionais do campo e da adoção de práticas agrícolas responsáveis. O Encontro Abelheiro terá entrada gratuita e a palestra é aberta a todos.
Faltam menos de 30 dias para o 3° Encontro Abelheiro!
Jovem, mas pujante, o Encontro Abelheiro é considerado um dos principais espaços de troca de conhecimento técnico entre apicultores, meliponicultores e demais especialistas do setor de criação de abelhas de todo o país. O evento tem como missão impulsionar essa cadeia produtiva por meio do intercâmbio de experiências, inovações e boas práticas, valorizando a contribuição das abelhas para o desenvolvimento sustentável da agricultura nacional.
A programação do 3° Encontro Abelheiro acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Ginásio da Acapesu em Carazinho-RS. São esperadas caravanas de diferentes regiões do país e todas as atrações podem ser visitadas gratuitamente pelo público. O evento tem o seguinte lema: “Polinizando o Brasil e o Mundo”, ressaltando que o seu objetivo é sempre valorizar o rico universo da criação de abelhas e seus protagonistas.