Dia da Educação Infantil: como inserir outro idioma na vida da criança?
25 de agosto de 2025

Nesta segunda-feira (25), é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil, data que reforça a importância dos primeiros anos de estudos na formação de uma pessoa. A infância é considerada uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano, pois é a fase em que o cérebro está mais receptivo e sensível a estímulos e à aprendizagem, incluindo os linguísticos.
Crianças expostas a mais de um idioma ampliam as chances de desenvolver competências cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico e flexibilidade mental. Pesquisas realizadas pela Universidade de Stanford no estudo Bilingual Brains evidenciam que crianças que aprendem duas línguas desde cedo demonstram habilidades aprimoradas em outras áreas, como a resolução de problemas e o pensamento crítico, competências essenciais para o sucesso acadêmico e para a adaptação a novos contextos globais.
“Dominar outro idioma é uma ferramenta importante para o futuro. Com ela, a criança amplia seu universo e abre portas para diversas possibilidades, desde fazer viagens internacionais e conhecer novas culturas, até se formar em outro país ou conseguir o emprego dos sonhos. Por isso, é importante estimular esse ganho desde cedo”, reforça Marcelo Barros, diretor de educação do CNA+.
Para incentivar o aprendizado, Marcelo listou algumas formas de incluir um segundo idioma na vida de uma criança. “Quando o aprendizado é realizado por meio do brincar, cantar e explorar o mundo, o idioma estrangeiro deixa de ser uma matéria e passa a ser uma vivência”, comenta.
Confira as sugestões:
Músicas e vídeos
A música atinge os centros emocionais e de memória do cérebro, assim informações e instruções transmitidas por meio de canções têm mais chances de ser memorizadas. Com isso, melodias e repetições facilitam a aquisição vocabulário e estruturas gramaticais. O ritmo, junto com um vídeo animado, ajuda as crianças a internalizarem a pronúncia de forma natural, sem esforço consciente, além de prender a atenção e promover estímulo auditivo que melhora a compreensão oral.
Histórias e livros ilustrados
Histórias despertam a imaginação da criançada. Quando combinadas com imagens, ajudam a construir o sentido ou identificar o significado mesmo quando nem todas as palavras são compreendidas. Isso reduz a frustração e os estimula a “decifrar” o idioma. Esse modelo constrói vocabulário contextualizado e cria familiaridade com estruturas e narrativas. Livros bilíngues com histórias e ilustrações expressivas permitem que pais e filhos leiam juntos, mesmo que nem todos sejam fluentes.
Jogos e brincadeiras
Apresentar um segundo idioma envolvendo brincadeiras torna o aprendizado espontâneo e divertido. Jogos de memória com imagens e palavras, assim como brincadeiras de faz-de-conta com comandos em outro idioma, criam situações reais de comunicação, estimulando o uso prático da nova língua. Essa modalidade desenvolve vocabulário ligado a ações e objetos do dia a dia, favorece o aprendizado social e gera motivação e aprendizado sem a criança perceber.
Rotinas bilíngues
Inserir o segundo idioma no cotidiano cria um ambiente de imersão leve e constante. A repetição de frases e expressões na rotina diária ajuda a criança a associar palavras a ações concretas, fortalece a compreensão e desenvolve o uso espontâneo. A rotina incorpora a língua estrangeira como parte da vida da criança, e não apenas como uma aula, além de estimular a escuta ativa e a memória. Por exemplo: usar expressões do dia a dia, como “Let’s brush your teeth” (“Vamos escovar os dentes”) ou “Time to eat” (“Hora de comer”) durante as atividades, repetindo todos os dias e utilizando gestos que ajudem na associação.
Fonte: CNN