Profissionais do serviço doméstico são maioria dos atendimentos na Sala do Empreendedor em Não-Me-Toque
21 de agosto de 2025

O município de Não-Me-Toque se destaca pela sua capacidade empreendedora. O Grupo Ceres entrevistou a servidora pública responsável pela Sala do Empreendedor, Rosaura Allebrandt. Até o dia 31 de julho, foram 1.461 atendimentos no ano de 2025. A maioria vinculado aos setores de serviços domésticos e da construção civil.
São pessoas que começam a empreender e formar o seu próprio negócio com formação das microempresas ou o MEI (Microempreendedor Individual)
A Sala do Empreendedor está junto a Secretaria de Desenvolvimento. Dos principais serviços estão: abertura de empresas, alterações, baixas, ensinar a emitir notas fiscais e deixar a pessoa preparada para fazer emissão de nota.
Segundo dados atualizados, o município de Não-Me-Toque possui mais 1.700 empresas entre Microempreendedor individual e Microempresa.
“Hoje o município tem mais de 2.400 empresas, 1.300 são MEIs, desses 956 são atendidos pela Sala do Empreendedor”, constata Allebrandt.
Dos setores que mais abrem negócios no Microempreendedor individual estão os serviços domésticos, alvenaria e comercio varejista.
“A principal é a diarista, profissionais da construção civil (pedreiro, eletricista, encanador, pintor) e depois entra comercio e outras atividades”, confirma.
São profissionais que atuam de maneira individual no município e formalizados para cumprimento das suas atividades com recolhimento do INSS. Além disso, estão resguardados com direitos caso tenham problemas de saúde.
“Se por uma eventualidade acontecer algo com a saúde dessa pessoa pode estar encaminhando auxílio-doença, não precisando estar recorrendo a serviços sociais, por exmplo”, destaca.
Os cinco setores mais atendidos:
– Serviços domésticos
– Obras de alvenaria
– Varejo, vestuário e acessórios
– Cabeleireiros, manicure e pedicure
– Comércio varejista de bebidas
Por serviço:
Dos atendimentos realizados nos primeiros seis meses do ano foram: elaboração da Declaração de Faturamento do MEI e informações de como proceder para emissão da nota fiscal; e principalmente emissão do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) outros disponíveis no local.