Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025

Sexta-feira
15 Agosto 2025

Tempo agora

Parcialmente nublado 12
Parcialmente nublado 19°C | 6°C
Tempo nublado
Sáb 16/08 20°C | 8°C
Tempo limpo
Dom 17/08 21°C | 12°C

Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque centraliza agendamento de exames e serviços do SUS em um único local

Notícias

15 de agosto de 2025

Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque centraliza agendamento de exames e serviços do SUS em um único local

Desde o início de agosto, a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque passou a centralizar o agendamento de exames e outros serviços do SUS em um único ponto de atendimento. A medida, segundo a secretária de Saúde, Liliane Kraemer Erpen, tem como objetivo facilitar a vida dos pacientes, reunindo em um só endereço procedimentos que antes exigiam deslocamentos a diferentes locais.

Agora, exames de laboratório, análises clínicas, exames de média e alta complexidade, agendamento de cirurgias e marcação de viagens para tratamento de saúde são realizados no mesmo local, ao lado da Farmácia Pública Municipal, na unidade de apoio disciplinar. “O cidadão já pode pegar o medicamento e, no mesmo lugar, agendar raio-x, ultrassom ou outros exames solicitados pela rede pública. Antes, ele precisava ir a três lugares diferentes para resolver tudo”, explicou Liliane.

A secretária destaca que a centralização trouxe mais praticidade, mas também aumentou o tempo de espera para atendimento. “Como todos os serviços estão concentrados, o fluxo de pessoas é maior e, consequentemente, o atendimento pode demorar mais. Por outro lado, o paciente resolve tudo de uma vez, sem precisar se deslocar várias vezes pela cidade”, afirmou.

O agendamento deve seguir o horário de funcionamento da unidade de saúde, e há uma orientação especial para quem precisa de transporte para consultas ou procedimentos fora do município. Liliane reforça que é necessário confirmar a viagem com pelo menos três dias de antecedência. “Essa confirmação é essencial para organizarmos as listas e fazer as confirmações, já que há toda uma parte burocrática por trás. Temos rotas para cidades como Passo Fundo e outros municípios onde os pacientes realizam consultas especializadas agendadas pelo Gercon, sistema de regulação do SUS”, alertou.

A Secretaria de Saúde pede que os usuários mantenham atenção a este prazo para evitar problemas na utilização do transporte público de saúde.