Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025

Quinta-feira
14 Agosto 2025

Tempo agora

Tempo nublado 15
Tempo nublado 15°C | 6°C
Tempo limpo
Sex 15/08 18°C | 6°C
Tempo limpo
Sáb 16/08 21°C | 9°C

Programa de Empreendedorismo Rural capacita produtores em Lagoa dos Três Cantos

Agronegócio

14 de agosto de 2025

Programa de Empreendedorismo Rural capacita produtores em Lagoa dos Três Cantos
Foto: Divulgação / Lagoa dos Três Cantos

Começou na última segunda-feira e segue até esta quinta-feira (14) em Lagoa dos Três Cantos o Programa Empreendedorismo Rural – FASE 1: Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Humano (PGR). A iniciativa é do Senar-RS, em parceria com o Sindicato Rural de Não Me Toque e a Administração local.

O objetivo do programa é preparar os produtores para gerenciar seus negócios de forma eficiente e inovadora, considerando o contexto do micro e macroambiente em que estão inseridos. O treinamento ocorre na Câmara de Vereadores do município e conta com a participação de 11 alunos.

Capacitação para gestão, produtividade e resiliência

Em entrevista ao Grupo Ceres de Comunicação, o instrutor do Senar-RS, João Ricardo Souza, destacou a importância do programa:

“O programa de gestão rural é fundamental para que os produtores possam se organizar, aumentar a produtividade e melhorar a condução da propriedade, das pessoas que trabalham e da relação com a comunidade.”

Segundo Souza, a parceria entre Sindicato, Senar e instrutores locais é essencial para apoiar os agricultores em momentos de adversidade, como intempéries climáticas, ajudando-os a se tornar mais resilientes.

“Esses treinamentos ajudam os produtores a se entender melhor, a compreender a sua posição dentro do sistema produtivo e a aproveitar oportunidades, mesmo diante de mudanças rápidas no setor”, acrescenta.

O instrutor também ressaltou a importância de planejamento e adaptação, preparando os agricultores para lidar com cenários positivos e negativos:

“Quando temos situações adversas, seja por excesso ou falta de chuva, precisamos estar unidos e resilientes para manter a produtividade e a economia local ativa. Antecipando alterações, conseguimos ter planos A, B e C para nos orientar nos diferentes cenários.”

O programa ainda aborda o papel crescente da tecnologia e da inteligência artificial na agricultura, destacando que, embora algumas tarefas sejam automatizadas, a execução final depende da ação humana.