Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025

Quinta-feira
14 Agosto 2025

Tempo agora

Tempo nublado 15
Tempo nublado 15°C | 6°C
Tempo limpo
Sex 15/08 18°C | 6°C
Tempo limpo
Sáb 16/08 21°C | 9°C

1ª Feira da Agroindústria Familiar “Sabor Gaúcho” será realizada em Não-Me-Toque

Agronegócio

14 de agosto de 2025

1ª Feira da Agroindústria Familiar “Sabor Gaúcho” será realizada em Não-Me-Toque

O município de Não-Me-Toque realiza nos dias 23 e 24 de agosto, no Parque Caminhos do Lago, a 1ª Feira da Agroindústria Familiar – Sabor Gaúcho, evento voltado à valorização da agricultura familiar e ao empreendedorismo rural.

As inscrições para quem deseja ser expositor seguem até o dia 18 de agosto.

Apoio estadual e participação do município

Em entrevista ao Grupo Ceres, o secretário municipal de Desenvolvimento, Paulo Junior Gomes da Silva, explicou que a realização do evento contou com o apoio do Estado do Rio Grande do Sul:

“Oficiamos o Estado solicitando o apoio para a feira e fomos atendidos prontamente. Agora seguimos os trâmites necessários para concretizar o evento nos dias 23 e 24.”

Segundo o secretário, o município precisou demonstrar interesse em receber o modelo de feira e comprovar que possui agroindústrias qualificadas para participar.

Modelo de feira e agroindústrias aptas

A extensionista da Emater, Daiane da Fonseca, explicou que a feira deste ano segue o modelo estadual, diferente das feiras internacionais e estaduais já existentes, e que Não-Me-Toque será a sétima cidade a receber o programa.

“Aqui no município, nove agroindústrias estão aptas a participar. Algumas delas podem participar de todas as feiras estaduais, enquanto outras seguem critérios específicos estabelecidos pelo Estado.”

Selo Sabor Gaúcho

Para participar da feira, as agroindústrias devem possuir alvará de funcionamento regularizado junto à Vigilância Sanitária Municipal e passar pelo trâmite de cadastro do selo Sabor Gaúcho. Segundo Daiane da Fonseca, o processo pode levar até seis meses, dependendo do tipo de produto industrializado, mas algumas agroindústrias conseguem concluir mais rapidamente.

“Após o cadastro, a agroindústria está apta a participar de feiras estaduais, garantindo a visibilidade e valorização dos produtos locais”, destacou a extensionista.