Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025

Quinta-feira
14 Agosto 2025

Tempo agora

Tempo nublado 8
Tempo nublado 15°C | 6°C
Tempo limpo
Sex 15/08 18°C | 6°C
Tempo limpo
Sáb 16/08 21°C | 9°C

Governo do RS participará pela primeira vez no Impulsa, evento de inovação e desenvolvimento no Chile

Estado

13 de agosto de 2025

Governo do RS participará pela primeira vez no Impulsa, evento de inovação e desenvolvimento no Chile
Presença reforça a integração regional entre o Estado e o país
Foto: Divulgação / Pexels

Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participará do Impulsa 2025, evento internacional promovido pela Câmara de Produção e Comércio de Biobío (CPCBiobío), no Chile. Reunindo lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes de diversos setores produtivos da América Latina, o encontro, que acontece em 20 de agosto, terá como foco o diálogo sobre inovação, desenvolvimento, investimento e infraestrutura. O presidente da Invest RS, Rafel Prikladnicki, também participará da agenda internacional, que será de 18 a 20 de agosto,  incluindo visita a plantas industriais da CMPC, reuniões com investidores e um encontro com os principais candidatos à presidência do Chile.

Polo, a convite da CMPC, participará do painel “Regiões que atraem”, juntamente com o governador de Biobío, Sergio Giacaman Garcia, evento que será acompanhado também pelos aspirantes a chefia do executivo chileno.  O bloco tem o objetivo de discutir o desenvolvimento regional mais conectado com o mundo e mais competitivo diante dos desafios futuros. O secretário irá falar sobre as políticas públicas que o Rio Grande do Sul tem implementado para atrair investimentos e apresentar o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS, explicando como ele busca fortalecer cadeias produtivas regionais, atrair capital privado e fomentar a transição para uma economia verde.

Para o titular da Sedec, eventos como o Impulsa são fundamentais para ampliar o diálogo entre territórios que compartilham desafios e oportunidades. “Temos muitos pontos em comum com a região de Biobío, como os polos industriais diversificados e o ecossistema de inovação, proporcionado por nossas universidades. A presença do Rio Grande do Sul aqui simboliza um passo importante na construção de uma agenda econômica mais integrada e resiliente na América do Sul”, disse.

“Chile e Rio Grande do Sul tem um enorme potencial de colaboração e complementariedade das suas matrizes econômicas. Esta aproximação tem como objetivo consolidar a relação que temos com uma empresa fundamental do momento econômico que estamos vivendo no nosso Estado, a CMPC, e identificar oportunidades de abertura de mercados para os nosso produtos. É uma agenda estratégica no contexto de transformações do comércio internacional que estamos vivendo”, avalia Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS.

A participação no evento reforça o papel do Rio Grande do Sul como elo entre o Brasil e os demais países da América do Sul, promovendo conexões que geram oportunidades de negócios e consolidam o Estado como protagonista nas discussões sobre desenvolvimento regional, sustentabilidade e competitividade. Esta estratégia faz parte do Plano Rio Grande que, liderado pelo governador Eduardo Leite, está reconstruindo o Rio Grande do Sul para  torná-lo uma referência de resiliência e preparação para o futuro.

Durante a estada  no Chile, que será de 18 a 20 de agosto, ainda haverá visitação a algumas fábricas da CMPC, multinacional chilena que anunciou o maior investimento privado no Rio Grande do Sul, um aporte de R$ 25 bilhões em uma indústria em Barra do Ribeiro. O início das obras está previsto para 2026.

Biobío

A região do Biobío, localizada no sul do Chile, consolida-se como um eixo estratégico nos âmbitos industrial, portuário, logístico e acadêmico. Sua infraestrutura de alto nível — que inclui portos modernos, uma extensa rede viária e uma sólida conectividade entre o interior e a costa — potencializa o comércio nacional e internacional. Graças à sua localização privilegiada e ao dinamismo produtivo, Biobío se projeta como um centro fundamental de crescimento e competitividade para o Chile.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado do RS