Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025

Quinta-feira
14 Agosto 2025

Tempo agora

Tempo nublado 15
Tempo nublado 15°C | 6°C
Tempo limpo
Sex 15/08 18°C | 6°C
Tempo limpo
Sáb 16/08 21°C | 9°C

Evidência de exoplaneta próximo a Terra com zona habitável é encontrada

Mundo

12 de agosto de 2025

Evidência de exoplaneta próximo a Terra com zona habitável é encontrada
Concepção artística mostra como seria um gigante gasoso orbitando Alfa Centauri A
Foto: Nasa, ESA, CSA, STScI, Robert L. Hurt (Caltech/Ipac)

Astrônomos encontraram evidências de um exoplaneta habitando um sistema triplo e com uma zona habitável. Se confirmado, esse seria o astro mais próximo à Terra a ter características propícias para a existência de água em sua superfície.

O planeta está localizado no sistema estelar Alfa Centauri — que abriga as estrelas Alpha Centauri A e Alpha Centauri B e a anã vermelha Proxima Centauri — e apenas 4 anos-luz de distância de nós.

Os cientistas usaram o Telescópio Espacial James Webb da Nasa para identificar o brilho do exoplaneta no meio das estrelas e publicaram o resultado em dois artigos no The Astrophysical Journal Letters.

A Proxima Centauri já tem três planetas confirmadas em sua órbita, mas até agora não existiam evidências de corpos ao redor das outras integrantes do sistema.

As informações encontradas com o Instrumento de Infravermelho Médio (Miri) do telescópio mostraram que existe zona habitável no corpo descoberto em órbita da Alpha Centauri A — uma região onde as temperaturas são adequadas para a formação de água líquida na superfície.

Apesar de ter essas características, os pesquisadores afirmaram que não seria um planeta que abrigaria vida como a conhecemos. Se confirmados os dados obtidos com o Webb, o planeta seria um gigante gasoso com massa aproximada de Saturno.

“As observações foram bastante desafiadoras, mas como este é o sistema estelar mais próximo da Terra, é mais fácil obter imagens de um planeta tão perto de sua estrela”, disse Charles Beichman, diretor executivo do Instituto de Ciências de Exoplanetas da Nasa no centro de astronomia Ipac do Caltech e cientista sênior do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), em um comunicado à imprensa.

E completou: “A estrela semelhante ao Sol mais próxima, Tau Ceti [a cerca de 12 anos-luz da Terra], será muito mais difícil, mesmo com o Webb.”

Fonte: CNN