Familiares lamentam violação de túmulos nos cemitérios católico e evangélico em Não-Me-Toque
06 de agosto de 2025

O vandalismo de vários túmulos deixou revoltada e ao mesmo tempo triste familiares das comunidades católica e evangélica de Não-Me-Toque. Desde a manhã de terça-feira (5), as pessoas começaram a dirigir-se a um dos dois cemitérios para saber o que tinha acontecido.
Quando o Grupo Ceres de Comunicação chegou nos cemitérios na manhã dessa quarta-feira (6) para abordar o fato, as pessoas expressavam indignação e tristeza.
Túmulos que tiveram cruzes, letreiros identificando o nome das pessoas falecidas, e até mesmo fotos, acabaram sendo furtados ou vandalizados.
A presidente da Paróquia Evangélica de Não-Me-Toque, Adriana Von Borowsky, avalia a viabilidade das comunidades se unirem frente a este problema que pode voltar a ocorrer.
“Momento que ambas as comunidades devem pensar em uma solução, talvez iluminar o cemitério ou colocar uma zeladoria, alguma coisa que possa inibir ações desses marginais para deixar as famílias um pouco mais tranquila”, disse.
Seu Aldino, homem com mais de 60 anos de idade, se aproximou da reportagem emocionado, mas com expressão de tristeza. Ao chegar no local presenciou túmulos de familiares violados.
“Os túmulos do meu pai, filho e mãe foram danificados. Isso é vergonhoso para nossa região”, desabafa.
Os túmulos violados estavam localizados aos fundos ou na parte de trás de ambos os cemitérios. Algumas pessoas apontaram marcas de pneus. Por enquanto, não a suspeitos.
Ocorrência
De acordo com informações obtidas pela reportagem, até às 17h de quarta, não havia sido formalizado um boletim de ocorrência sobre o fato, mas que deve ocorrer nas próximas horas.
Região
Em Lagoa dos Três Cantos também há registros de depredações e profanação dos túmulos na cidade e interior. A reportagem do Grupo Ceres de Comunicação conversou com a senhora Idelme Maria Hartmnann, moradora da localidade de Linha Glória, interior do município, ela relatou que os túmulos de seus familiares foram todos profanados.