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Rádio mantém liderança entre plataformas de áudio com publicidade, aponta novo estudo

Boas notícias

01 de agosto de 2025

Rádio mantém liderança entre plataformas de áudio com publicidade, aponta novo estudo
Estudo da Nielsen e Edison Research mostra que o rádio representa a maior fatia do consumo de áudio com anúncios nos Estados Unidos, superando podcasts e serviços de streaming
Foto: DIVULGAÇÃO

rádio segue como o principal meio de áudio com suporte publicitário nos Estados Unidos. É o que mostra a nova edição do The Record, relatório trimestral elaborado pela Nielsen em parceria com a Edison Research, com dados referentes ao segundo trimestre de 2025. Segundo o levantamento, 64% do tempo diário dedicado ao áudio com publicidade foi direcionado ao rádio, número que o posiciona muito à frente de outras plataformas como podcasts (19%) e serviços de streaming (14%).

No total, o consumo de áudio nos EUA, considerando tanto plataformas com quanto sem anúncios, alcançou a média de 3 horas e 50 minutos por dia no segundo trimestre. Dentro desse tempo, o conteúdo com suporte publicitário respondeu por 64% da audiência, cenário semelhante ao observado na televisão, onde 74% do tempo foi dedicado a canais com inserções comerciais.

O destaque do rádio como protagonista no consumo de áudio publicitário é ainda mais expressivo entre ouvintes com mais de 35 anos, faixa etária na qual o meio representa 71% do tempo diário de escuta. Entre os mais jovens, de 18 a 34 anos, o índice também é relevante, ficando em 45%. Já os podcasts têm maior penetração entre os ouvintes mais jovens, com 32% do tempo de consumo, contra 15% na faixa acima dos 35.

Além de apresentar o panorama geral do consumo de áudio, o The Record também destaca o desempenho dos principais formatos de rádio AM/FM nos Estados Unidos, detalhando a audiência por faixa etária, perfil demográfico e plataforma (FM/AM tradicional ou streaming das emissoras).

Outro ponto abordado pelo relatório é o impacto do rádio no retorno sobre investimento (ROI) publicitário. De acordo com dados complementares da pesquisa Nielsen Global Compass Benchmarks e do Global Annual Marketing Survey, o rádio ocupa a segunda colocação entre os meios com maior ROI global — ficando atrás apenas das redes sociais. Ainda assim, o relatório alerta que o meio continua subvalorizado por parte dos anunciantes, devido a percepções desatualizadas.

O estudo reforça que o rádio mantém uma audiência robusta e relevante, sendo peça fundamental no mix de mídia das marcas, especialmente para campanhas com foco em alcance e frequência entre diferentes perfis demográficos.

Fonte: Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS