Parque Assis Brasil passa por obras para receber a Expointer 2025
30 de julho de 2025

Faltando um mês para a abertura da 48ª Expointer, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, se transforma em um grande canteiro de obras. As intervenções são realizadas pelo Governo do Estado para garantir mais conforto, segurança e acessibilidade durante a feira, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro. Entre as principais melhorias estão a pavimentação de vias internas, a ampliação do estacionamento, a retirada de fios inutilizados e a criação de novos espaços de convivência, como o Boulevard com a Rua do Chimarrão e um jardim japonês.
Com o slogan “Nosso futuro tem raízes fortes”, a Expointer 2025 reforça o papel estratégico do agronegócio para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “As melhorias que estamos promovendo no Parque Assis Brasil vão muito além da estrutura física. Elas reforçam nosso compromisso a cada ano, tanto com os produtores rurais como com os visitantes”, afirma o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum.
Entre as principais frentes de trabalho está a pavimentação da rua do Portão 7, na Avenida Celina Chaves Kroeff, que recebeu novo asfalto em toda sua extensão — cerca de um quilômetro — em parceria com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A medida busca melhorar o fluxo de pedestres e veículos. Além disso, o estacionamento interno está sendo ampliado para atender à crescente demanda de visitantes e expositores em uma área total de 141 hectares.
Outro destaque é a remoção de fios inutilizados que poluíam visualmente o ambiente. Segundo o diretor de eventos do parque, Carlos Eduardo Santana, a limpeza da rede elétrica teve início após a Expointer de 2024. “É notável a remoção de grande quantidade de materiais dos postes, evidenciando nosso compromisso com a organização e a administração do parque”, afirmou. A intervenção resultou na retirada de uma carga equivalente à de um caminhão de fios.
Entre as novidades para o público está o Boulevard com a Rua do Chimarrão, espaço voltado à circulação e convivência. O local também contará com dois novos banheiros, enquanto outras oito estruturas sanitárias passam por reformas. Já o jardim japonês, em fase final de execução, está localizado próximo ao portão principal e foi projetado para oferecer uma experiência mais agradável aos visitantes.
Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a Expointer atrai milhares de pessoas a cada edição. Para o diretor Carlos Eduardo Santana, os investimentos reforçam o compromisso do governo com a qualidade da feira: “Estamos preparando o parque com muito carinho, com foco em oferecer uma Expointer cada vez melhor, mais organizada, segura e com infraestrutura moderna”.
Fonte: Correio do Povo